> >
74% dos crimes registrados no ES em 2018 não foram solucionados

74% dos crimes registrados no ES em 2018 não foram solucionados

Segundo a Polícia Civil, o número pode variar já que crimes solucionados em anos seguintes à ocorrência não são computados na data da elucidação

Publicado em 19 de fevereiro de 2019 às 00:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Arquivo | Nestor Muller)

Cerca de 74% dos inquéritos policiais abertos em 2018 não foram solucionados no mesmo ano. Com isso, o índice resolutividade dos casos no ano passado ficou em 26%, menos da metade do índice de 2015, que é de 56%. Em 2017, a polícia concluiu 42% das investigações.

Os dados são referentes a todos os tipos de investigações criminais, de pequenos furtos até assassinatos. No entanto, segundo a Polícia Civil, a queda na resolutividade de ocorrências pode acontecer por diversos fatores, como diminuição de inquéritos instaurados (menos denúncias) ou resolutividade no ano seguinte ao crime, que acaba acumulando o índice de solução para o ano anterior (data da ocorrência). Por exemplo: crimes de 2015 resolvidos em 2018 melhoram o índice apenas de 2015.

Além disso, a Polícia Civil afirma que o índice pode depender das dificuldades encontradas em razão das especificidades nas elucidações de crimes. Segundo a polícia, esse o índice de resolutividade é variável, já que poderá aumentar caso, ainda neste ano, inquéritos de 2018 sejam finalizados pelas delegacias e divisões policiais.

74 por cento dos crimes registrados no ES em 2018 não foram solucionados

Este vídeo pode te interessar

A polícia informou também que trabalha diariamente para elucidação de crimes, principalmente contra a vida, “onde os índices de resolutividade chegam a 70%, percentual bem acima da média nacional”.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais