> >
Escadarias do Centro da Capital vão ser restauradas até outubro

Escadarias do Centro da Capital vão ser restauradas até outubro

Obras custarão R$ 450 mil, com melhorias na iluminação, nos corrimãos e nos degraus

Publicado em 12 de fevereiro de 2019 às 02:51

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Moradores do Centro na Escadaria São Diogo, uma das que serão restauradas. (Ricardo Medeiros)

Quatro escadarias históricas do Centro de Vitória, que ficaram deterioradas com o tempo, serão restauradas até outubro, segundo a prefeitura. As obras vão custar R$ 450 mil e vão incluir melhorias na iluminação, nos corrimãos, nos degraus e na drenagem das escadarias São Diogo, Acyr Guimarães, Djanira Lima e Doutor Carlos Messina.

Os recursos usados serão de uma parceria firmada entre a administração municipal e o governo federal, por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa)

Segundo o vice-prefeito de Vitória e secretário municipal de Obras e Habitação, Sérgio Sá, o trabalho tem como objetivo recuperar características das escadarias que se perderam ao longo do tempo. 

“Isso se deve a pichações, depredações, a intervenção de obras feitas por moradores e pela própria prefeitura ao longo de décadas. Entre essas obras, cito cimentar em cima de pedra portuguesa e até mesmo pinturas de corrimão, feitas até por iniciativa dos moradores, mas sem seguir as características originais”, ressalta.

Moradores relatam que as escadarias estão com a situação precária há pelo menos 10 anos, como comenta o diretor de políticas urbanas da Associação de Moradores do Centro de Vitória (AMACentro), Everton Martins

“Nas escadarias faltam pinturas, tem rachaduras. Tem umas que falta luminária, que está com o reboco comprometido, com vergalhões à mostra”, comenta o representante da associação.

Questionado sobre a demora da restauração, o secretário afirmou que a prefeitura estudava essa ação desde 2013, mas que era preciso captar recursos, o que conseguiu agora. “Foi feita uma pesquisa histórica que levantou as características originais para resgatar esse passado das escadarias, a prefeitura desenvolveu o projeto e buscou recursos junto ao governo federal.”

VISTORIA

Sérgio Sá, o subsecretário de Execução de Obras, Roberto Valentim, e a subsecretária de Estudos e Projetos, Moema Calazans, foram ao Centro há cerca de 10 dias para verificar o estado de preservação das escadarias.

A primeira visitada foi a Djanira Lima. Ela faz a ligação entre a Avenida Jerônimo Monteiro e a Rua Wilson Freitas, sendo decorada com balaustrada de concreto (fileira de pequenas colunas para formar um parapeito) e postes em ferro. Em seguida, a equipe visitou a Acyr Guimarães, que dá acesso à Rua Antônio Aguirre.

A terceira parada foi a São Diogo, construída em 1942, no local onde existia o antigo Forte São Diogo. Ela faz a ligação entre a Praça Costa Pereira e a Cidade Alta, passando pela Catedral Metropolitana de Vitória. Por fim, estiveram na Doutor Carlos Messina, que liga a Cidade Alta ao Parque Moscoso.

Pintura está deteriorada na Acyr Guimarães. (Ricardo Medeiros)
Na Acyr Guimarães, colunas de concreto do parapeito estão com rachaduras. (Ricardo Medeiros)

Este vídeo pode te interessar

Fiação exposta em poste de iluminação na São Diogo. (Ricardo Medeiros)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais