Notícia

Exposição em Vitória reúne artesanato produzido por moradores de rua

Produtos foram confeccionados por meio de materiais recicláveis; mostra acontece no saguão da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira

Projeto Boomerang: oficinas de artes para pessoas em situação de rua
Projeto Boomerang: oficinas de artes para pessoas em situação de rua
Foto: Divulgação | PMV

"Vi na arte a oportunidade de recomeçar". Esse é o relato de Patrícia de Azevedo, de 50 anos. Ela faz parte de um grupo com cerca de 30 pessoas em situação de rua que têm artesanatos expostos em Vitória.

A iniciativa, que deu origem ao "Projeto Boomerangue", é fruto da parceria entre a rede Escola da Vida e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População de Rua (Centro-Pop) e visa estimular a criatividade, autoconfiança e habilidades por meio da arte.

"Pensamos em fazer um projeto durante o verão para ensiná-los noções de reaproveitamento e geração de produtos. Eles criaram artesanatos com materiais recicláveis", disse a ecodesign Júllia Tedesco.

> Onde está o acervo de obras do Museu Capixaba do Negro (Mucane)?

VEJA FOTOS

SUPERAÇÃO

Patrícia é uma das acolhidas na Hospedagem Noturna do Centro Pop, um abrigo destinado à população adulta em situação de rua de Vitória. Para ela, aceitar ajuda foi um passo importante para superar os obstáculos e gerar renda. "Esse projeto abriu os meus caminhos. Aprendi a costurar e estou cheia de encomendas. Vendo bolsas e colchas de retalho", afirma.

Questionada sobre a emoção que sente ao saber que o artesanato está sendo exposto, ela completou: "É satisfatório todo mundo poder ver o meu trabalho, me senti maravilhada".

> Últimos dias da exposição 'Ventos em Vênus movem montanhas' no ES

A MOSTRA

A mostra acontecerá até 7 de fevereiro, das 14h às 18h, no saguão da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira. A entrada é gratuita.

Na exposição, é possível encontrar painéis de poesia, bordados em papel, carteiras, bolsas, cadernos, cadernetas, porta-retratos, entre outros. Todos os produtos foram confeccionados a partir de materiais recicláveis.

Cachoeiro: hotel que recebia Roberto Carlos pode virar sede da prefeitura

 

 

Ver comentários