> >
IPAJM: recadastramento obrigatório para aposentados e pensionistas

IPAJM: recadastramento obrigatório para aposentados e pensionistas

O procedimento é obrigatório, e quem não efetuá-lo terá o pagamento de seu benefício suspenso

Publicado em 11 de fevereiro de 2019 às 19:50

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Fachada do IPAJM. (Divulgação/IPAJM)

Os aposentados e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Estadual (ES-Previdência) deverão estar atentos e realizar o recadastramento obrigatório nos quadros do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM), sob pena de verem suspensos os benefícios a que têm direito.

Os beneficiários do regime abrangem os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas, cerca de 40 mil pessoas. O procedimento contará com uma etapa física, qual seja a da prova de vida presencial, e com uma etapa virtual, referente à atualização de dados cadastrais, por meio do site www.ipajm.es.gov.br

Para saber em qual período o aposentado ou pensionista deverá proceder ao recadastramento, este beneficiário deverá observar a determinação pela letra inicial do primeiro nome. Os prazos, que correrão desde 11 de março até 10 de setembro, serão divididos em três grupos.

A obrigatoriedade se dá em razão de evitar o pagamento de benefícios indevidos por meio do Instituto, o que exige, para este fim, a comprovação de que o indivíduo esteja vivo. Além disso, o mecanismo facilita a comunicação entre a autarquia e o beneficiário.

ETAPA 1: PROVA DE VIDA PRESENCIAL

Para a primeira fase, o beneficiário deverá comparecer a uma das agências do Banestes portando documento de identificação e número funcional.

ETAPA 2: ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS

Para fazer a atualização de dados cadastrais, basta acessar o site do IPAJM e entrar no banner Recadastramento 2019.

DEMAIS CASOS

Nos casos em que os aposentados e pensionistas residam em outro estado ou país, ou que não possam comparecer a uma agência do Banestes, bem como aos incapazes, deverá ser consultado o site da autarquia estadual para obter informações específicas.

SERVIÇO

O que: Recadastramento obrigatório dos beneficiários do IPAJM

Quando: de março a setembro de 2019, a depender da inicial do beneficiário;

Este vídeo pode te interessar

Onde: a etapa presencial se dará em qualquer agência do Banestes, enquanto a atualização do cadastro deverá ser feita online pelo site www.ipajm.es.gov.br

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais