> >
Jovem imobilizado e morto por segurança no RJ era capixaba

Jovem imobilizado e morto por segurança no RJ era capixaba

Pedro morava em Vitória, mas mudou-se para o Rio de Janeiro após o divórcio dos pais; ele residia com a mãe na Barra da Tijuca

Publicado em 16 de fevereiro de 2019 às 22:29

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Pedro Henrique de Oliveira Gonzaga, de 19 anos, morava com a mãe na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. (Redes Sociais)

O jovem Pedro Henrique de Oliveira Gonzaga, de 19 anos, que morreu na quinta-feira (14) após levar uma “gravata” de um segurança de um supermercado da Rede Extra, no Rio de Janeiro, nasceu no Espírito Santo. Ele morou em Vitória por um tempo e mudou-se para o Rio de Janeiro após seus pais se separarem.

Atualmente, ele morava no Rio de Janeiro com a mãe — que estava com ele no supermercado, o padrasto e a irmã.

Jovem imobilizado e morto por segurança no RJ era capixaba
Aspas de citação

A família paterna é do Espírito Santo, ele tem muita ligação com o Estado. Em todas as férias de final de ano ele vinha ver a família

Familiar que preferiu não se identificar
Aspas de citação

Pedro foi sepultado neste sábado (16) no Cemitério Jardim da Saudade, em Paciência, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro. Para o enterro do jovem, saíram do Espírito Santo os avôs paternos, uma tia e uma prima.

Aspas de citação

É muito triste isso que acontece. Ele era uma pessoa muito tranquila, cheio de amizades e querido por todos. A mãe dele está sob efeito de medicamentos. Ele deixou um bebê de três meses

Familiar
Aspas de citação

Ao ser questionado sobre a ida de Pedro a uma clínica de reabilitação, o que foi divulgado em alguns sites nacionais, o familiar negou que a informação fosse verdadeira. “Não procede a informação de que ele era usuário de drogas e tinha problemas psiquiátricos, inclusive, ele estava apenas fazendo compras com a mãe dele. Não estava indo para uma clínica de reabilitação”, destacou.

O CASO

Pedro foi imobilizado por um segurança e acabou sufocado na quinta-feira (14). A ação durou cerca de quatro minutos. Enquanto a mãe pedia clemência para o filho, o segurança Davi Ricardo Moreira respondia, aos berros, que ela mentia sobre a situação do filho estar ficando roxo.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o rapaz sendo imobilizado, aparentemente desacordado, com o segurança deitado sobre ele. O segurança refuta pedidos de outras pessoas para que solte Gonzaga.

Uma delas diz: "Está desmaiado, não está não?". Outra fala: "Ele tá com a mão roxa". Mas o segurança se nega a sair de cima e responde: "Quem sabe sou eu". Outros funcionários do supermercado ainda circundam os dois homens no chão, mas nada fazem.

ASSISTA

Em nota, o supermercado Extra, que pertence ao Grupo Pão de Açúcar, afirmou que repudia atos de violência em suas lojas e que abriu uma investigação interna para apurar o caso. Inicialmente, segundo a empresa, foi constatado que "se tratou de uma reação à tentativa de furto a arma de um dos seguranças da unidade da Barra da Tijuca". Informou ainda que os seguranças envolvidos foram afastados.

Este vídeo pode te interessar

O segurança foi preso em flagrante por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Entretanto, o suspeito foi solto após pagar fiança.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais