> >
MP pede que Vale proteja patrimônio cultural próximo a barragens em MG

MP pede que Vale proteja patrimônio cultural próximo a barragens em MG

Os bens culturais estariam em risco com uma possível ruptura de barragens em Nova Lima, São Gonçalo do Rio Abaixo, Brumadinho, São Sebastião das Águas Claras e Ouro Preto

Publicado em 13 de fevereiro de 2019 às 22:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Rejeito de lama do rompimento de uma barragem da mineradora Vale, chega ao Rio Paraopeba em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). (ALEX DE JESUS/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO)

O Ministério Público de Minas Gerais pediu à Vale a adoção de medidas emergenciais de preservação do patrimônio cultural próximo às áreas de barragens. De acordo com a Promotoria, os bens culturais estariam em risco com uma possível ruptura de barragens em Nova Lima, São Gonçalo do Rio Abaixo, Brumadinho, São Sebastião das Águas Claras e Ouro Preto.

O documento solicita ainda que os bens sejam resgatados, embalados e transportados com segurança aos locais aprovados pelos órgãos de proteção, até que seja comprovada a segurança das barragens.

Segundo o Ministério Público, a ação deve ser acompanhada por profissionais qualificados com experiência em patrimônio cultural.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais