> >
MPES investiga denúncia sobre alimentação em creche de Guarapari

MPES investiga denúncia sobre alimentação em creche de Guarapari

Crianças menores de dois anos de idade estariam recebendo achocolatados, arroz doce e biscoito doce, ricos em açúcar na composição

Publicado em 11 de fevereiro de 2019 às 23:32

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Prefeitura de Guarapari foi notificada e MPES investiga cardápio rico em açúcar nas creches. (congerdesign | Pixabay)

Creches municipais de Guarapari estão sendo investigadas por oferecer um cardápio de alimentos com excesso de açúcar. O Procedimento Preparatório para apurar a oferta de alimentos inapropriados foi formalizado na quinta-feira (7) pela Promotoria de Justiça do município. Crianças menores de dois anos de idade estariam ingerindo achocolatados, arroz doce e biscoito doce, ricos em açúcar na composição.

O prefeito de Guarapari também foi notificado, juntamente da Secretaria Municipal de Educação, para que se abstenham imediatamente de ofertar este tipo de alimento nas creches municipais, que são inapropriados à faixa etária dos alunos. O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) requer, ainda, que também sejam observadas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Em uma das notificações, o MPES cita o Guia Alimentar do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde. (veja abaixo)

Este vídeo pode te interessar

"Passo 8 - Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação. Açúcar, sal e frituras devem ser consumidos com moderação, pois o seu excesso pode trazer problemas de saúde no futuro. O açúcar somente deve ser usado na alimentação da criança após um ano de idade. Esses alimentos são são bons para a nutrição da criança e competem com alimentos mais nutritivos. Deve-se evitar dar à criança alimentos muito condimentados (pimenta, mostarda, "catchup", temperos industrializados".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais