> >
Por que está tão quente apesar das últimas chuvas no ES?

Por que está tão quente apesar das últimas chuvas no ES?

Meteorologistas explicam o que está acontecendo no clima do Estado fazendo com que capixabas se sintam constantemente dentro de uma grande sauna

Publicado em 18 de fevereiro de 2019 às 19:44

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Tempo nublado em Camburi, Vitória. (Everton dos Santos)

"Está precisando chover para refrescar"! Quem nunca falou ou ouviu um comentário desses durante dias de muito calor? Porém, esse desejo não está dando muito certo quando se trata da Grande Vitória. Nos últimos dias, embora tenha chovido em alguns momentos, as temperaturas parecem insistir em ficar nas alturas e aquela sensação de tempo abafado tem sido a realidade por aqui.

Essa "contradição" tem uma explicação. A culpa é da elevada umidade do ar. No último sábado (16), a umidade do ar chegou a 74%, às 15 horas, e o índice de calor bateu os 49°C, segundo relatório do Instituto Climatempo.

De acordo como coordenador da equipe de meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, era previsto que o calor iria continuar por aqui já que não havia nenhuma previsão de frente fria.

"Nos últimos dias, nenhuma diminuição drástica de temperatura era esperada no Estado, visto que não teríamos a passagem de frentes frias com subsequente chegadas de massas de ar polar. Por outro lado, já há alguns dias temos a atuação de uma Zona de Convergência de Umidade entre o estado do Rio de Janeiro e o Espírito Santo, que, como o próprio nome já indica, aumenta a quantidade de umidade disponível na atmosfera, contribuindo para o desconforto em relação ao abafamento que sentimos", detalha. 

A meteorologista do Instituto Climatempo, Josélia Pegorim, reforça que quando o ar está seco, que não é o momento que vivenciamos agora, "a sensação de abafamento diminui". 

"A elevada umidade no ar nas horas mais quentes do dia vem sendo responsável pela grande sensação de abafamento em Vitória nos últimos dias. De forma geral, o ar muito úmido aumenta a sensação de calor. O ar seco diminui a sensação de abafamento", explica a meteorologista. 

Josélia Pegorim ressalta que nos próximos dias a tendência é que haja uma diminuição na sensação de calor devido à chegada de um sistema de alta pressão.

Este vídeo pode te interessar

"Esta sensação de grande abafamento em Vitória tende a diminuir a partir de quinta-feira , quando um sistema de alta pressão atmosférica volta a ganhar força sobre o Espírito Santo. O nível de umidade tende a baixar e as condições para chuva diminuem em todo o Estado", finalizou.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais