> >
Vale vai à Justiça contra interdição de áreas no Complexo de Tubarão

Vale vai à Justiça contra interdição de áreas no Complexo de Tubarão

A interdição afeta os pátios de insumo da empresa, a bacia de sedimentação e reservação e vias de circulação que estão impedidos de operar por tempo indeterminado

Publicado em 9 de fevereiro de 2019 às 01:56

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Divulgação/Vale)

A mineradora Vale já recorreu da interdição e das multas aplicadas pela Prefeitura de Vitória na quinta-feira (7). O recurso foi apresentado administrativamente na própria secretaria de Meio Ambiente (Semmam), e também na Justiça estadual.

Segundo o secretário da pasta, Luiz Emanuel Zouain, técnicos da Semmam estarão de plantão durante o fim de semana para analisar o pedido. Eles compareceram nesta sexta-feira à sede da mineradora para comprovar se a interdição estava, de fato, sendo cumprida. 

Já no âmbito judicial, o processo em que a Vale pede suspensão da interdição e anulação da multa corre na 3ª Vara da Fazenda Pública de Vitória. Até a publicação desta matéria, ainda não havia nenhuma decisão. 

Zouain informou que recebeu nesta sexta-feira (8) a visita de representantes da Vale, da Federação das Indústrias e do Ministério Público. Na reunião o secretário disse que vai manter a decisão, pois está respaldado por legislação municipal e mantém sua atribuição de defesa do meio ambiente. 

A assessoria da Vale foi acionada pela reportagem durante a tarde e a noite desta sexta-feira (8), mas manteve a nota emitida na última quinta. Veja na íntegra: 

A Vale informa que a Prefeitura de Vitória determinou ontem (quinta-feira, 7 de fevereiro) a interdição de parte do sistema de tratamento de efluentes da Unidade Tubarão, em Vitória (ES), o que afeta o pátio de insumos, os serviços portuários de carvão e as usinas de pelotização 1 a 4.

A Vale está cumprindo a determinação de imediato e vai analisar o teor do auto de interdição para adotar as medidas cabíveis.

Nas últimas fiscalizações realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente não foi constatada nenhuma irregularidade nesse sistema e os laudos de monitoramento de outubro a dezembro de 2018 indicam que os efluentes estão dentro dos parâmetros estabelecidos.

Este vídeo pode te interessar

A Vale ressalta que monitora os corpos d'água que recebem efluentes há mais de 30 anos, sem que haja qualquer alteração na qualidade da água.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais