> >
Capixabas vão conseguir ver a última superlua de 2019?

Capixabas vão conseguir ver a última superlua de 2019?

Astrônomos apontam que às 22h43 é o horário em que a lua ficará completamente cheia no Brasil

Publicado em 20 de março de 2019 às 20:04

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Superlua em Vitória. (Fernando Madeira | GZ)

Para dar boas vindas ao outono, que começa nesta quarta-feira (20) pontualmente às 18h58 no Horário de Brasília, o fenômeno da Superlua, que acontece pela terceira vez este ano, promete agraciar os brasileiros ainda nesta quarta. Ela é assim chamada por atingir o perigeu, ponto da órbita mais próximo da Terra. Astrônomos apontam que às 22h43 é o horário em que a lua ficará completamente cheia.

De acordo com Marcio Malacarne, coordenador do Gaturamo - Observatório Astronômico (GOA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), esta é a terceira e última Superlua do ano. Segundo ele, os capixabas não deverão conseguir visualizar o fenômeno por causa da nebulosidade que toma conta do céu da Grande Vitória. Por conta disto, não terá atividades no GOA hoje.

O chamado "equinócio" marca o fim do verão e o início do outono no hemisfério sul e o fim do inverno e o início da primavera no hemisfério norte, mas não há uma ligação. "A superlua tem relação com a órbita da Lua ao redor da Terra e o equinócio está ligado à orbita do planeta ao redor do Sol", explicou. Esta é a primeira lua cheia do outono.

RELEMBRE OUTROS FENÔMENOS

21 de janeiro

Capixabas puderam acompanhar o eclipse total da Lua juntamente ao fenômeno da Superlua na madrugada do dia 21 de janeiro. O fenômeno ficou vísivel em todo o planeta. Graças à tonalidade avermelhada adquirida durante o episódio, esta Superlua é também chamada de "Lua de Sangue".

Registros do eclipse lunar da madrugada desta segunda-feira (21). (Edmar Emanoell)

19 de fevereiro

Este vídeo pode te interessar

A superlua pelo olhar do fotógrafo Fernando Madeira.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais