> >
Chikungunya: mais de 150 esperam resultado de exame

Chikungunya: mais de 150 esperam resultado de exame

Sem material de ministério, Estado parou de fazer testes há cinco meses

Publicado em 13 de março de 2019 às 01:37

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Aline aguarda resultado de exame desde outubro. (Marcelo Prest)

Um jogo de empurra está deixando 154 pacientes sem diagnóstico para chikungunya. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), desde agosto do ano passado o Ministério da Saúde não faz a distribuição dos kits de ensaio para análise do vírus que causa a doença. Já o ministério afirma que o Estado não solicitou esse material.

Apesar de os materiais não chegarem ao Estado desde agosto, os exames só pararam de ser feitos em outubro, porque a Sesa tinha estoque de material. Desde então, pacientes que buscam as unidades de saúde públicas para fazer os testes estão tendo que aguardar o resultado, que não chega.

A secretaria diz que a situação deve ser normalizada até o final do ano. Já o Ministério da Saúde não deu um prazo para a normalização do caso, explicando apenas que os Estados têm até o dia 25 do mês corrente para solicitarem os insumos necessários para rotina.

Enquanto União e Sesa não se entendem, os pedidos de teste se acumulam e quem sofre é a população. A técnica em geoprocessamento Aline dos Santos Toraes, 32, teve o material coletado para exame justamente em outubro e, como os outros pacientes, ainda não sabe se teve chikungunya, já que o resultado não está pronto.

Ainda com dores, Aline relata que fez várias visitas à policlínica de Planto Serrano, na Serra, onde mora, à procura de respostas. Mas, em todas as vezes, ouviu apenas que o resultado não tinha ficado pronto e que só após isso poderia ser encaminhada a um especialista.

A Sesa e o Ministério da Saúde afirmam que o exame, na prática, serve apenas para estatística e a pendência do resultado não atrasa ou inviabiliza o tratamento.

A infectologista Rubia Miossi explica o porquê disso. “Tratamos apenas os sintomas, como fazemos na dengue, por exemplo. Para que o paciente seja encaminhado para um especialista basta uma suspeita clínica. Como não existe um tratamento específico, o exame tem função apenas epidemiológica, ou seja, para contarmos quantos casos aconteceram”, afirma.

Vale explicar que a chikungunya é uma doença cujo vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. O vírus causa, entre outros sintomas, dores nas articulações. O tratamento, em geral, deve ser feito por um reumatologista.

Foram essas dores, aliás, que comprometeram a rotina de Aline que, por meses, deixou de fazer movimentos simples como pisar no chão, ao levantar da cama. E, enquanto sentia fortes dores, ela lembra, o único medicamento prescrito para ela era paracetamol.

Rubia explica que o medicamento prescrito depende do nível de dor do paciente. “Durante os 30 dias de observação usamos medicamentos para dor como dipirona, paracetamol, antinflamatórios e até corticoide”, lista.

Ela alerta que, pelo protocolo estipulado pelos órgãos de saúde, o paciente, quando dá entrada no posto com sintomas de chikungunya, requer acompanhamento e notificação à Sesa. Também é fundamental colher o material para o exame.

“Se em 30 dias o paciente permanece com dores nas articulações deve ser encaminhada ao reumatologista. Enquanto isso, usamos tratamentos para aliviar os sintomas, conforme o nível de dor do paciente”, explica.

O vírus causa, entre outros sintomas, dores nas articulações. O encaminhamento para um reumatoligista é importante, segundo a doutora Rubia, para que sejam descartadas doenças parecidas, que também causam dores nas articulações.

OUTRO LADO

Remédio para dor

Este vídeo pode te interessar

Sobre os relatos da paciente Aline dos Santos Toraes, a Prefeitura da Serra afirmou que, em uma consulta que aconteceu em agosto do ano passado, além do paracetamol, foi receitado também deocil, que é para dor aguda. Em nota, a prefeitura disse que os sintomas de chikungunya são tratados com remédios para febre e dor, conforme aponta o Ministério da Saúde. Sobre o encaminhamento ao reumatologista, a prefeitura não respondeu.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais