> >
Escola vira o jogo após mau resultado em Afonso Cláudio

Escola vira o jogo após mau resultado em Afonso Cláudio

Após desempenho ruim no Enem e no Ideb, escola se tornou a melhor no ensino fundamental

Publicado em 17 de março de 2019 às 00:12

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mensagens de motivação aos alunos estão espalhadas pela escola em Afonso Cláudio. ( Marcelo Prest )

Em 2010, a Escola Estadual José Roberto Christo, localizada no distrito de Piracema, no interior de Afonso Cláudio, teve o pior desempenho do Espírito Santo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) também eram ruins. A situação mexeu com a comunidade escolar, que com empenho e dedicação deu a volta por cima, fazendo mudanças desde o ensino aos alunos mais novos. Hoje, é a instituição pública do Estado com a maior nota no Ideb no ensino fundamental.

“Com os resultados ruins, foi necessário reformular, rever, chamar a comunidade e os professores. Entramos todos em uma conversa para pautar realmente qual era a necessidade da nossa escola e o que precisávamos fazer para melhorar”, relembra a diretora Rosângela Braga Dutra.

Os alunos são filhos de agricultores que dependem do transporte escolar. Para chegar à instituição, o único caminho é a ES 485, que apesar de ser rodovia estadual é uma estrada de chão estreita com muitos morros e curvas sinuosas, que dificulta o acesso em dias de chuva. Por isso, as ações também foram pensadas para incentivar os estudantes a frequentar as aulas apesar da dificuldade no acesso e estimular a aprendizagem.

A escola atende a 240 alunos em dois turnos, manhã e tarde. Para provocar as mudanças no ensino médio e fundamental, houve empenho no planejamento, monitoramento individuais de metas de cada aluno em simulados e a promoção da autoconfiança para o desenvolvimento da criatividade. O ambiente também mudou: a instituição ganhou mensagens de incentivo aos alunos por toda parte.

Após as mudanças, a unidade atingiu a melhor nota do Ideb no Estado e passou a aprovar mais alunos que concluem o ensino médio em universidades públicas e privadas com bolsas.

Os recursos materiais da escola são poucos, a internet de conexão lenta não viabiliza trabalhos de pesquisas em grupo. Devido às dificuldades, os professores se empenham ainda mais na aplicação e apresentação dos conteúdos em classe, com criatividade na exposição de material. Professores recém- formados, que são ex-alunos da escola, também contribuem com novas metodologias de ensino.

“A nossa internet, o nosso recurso de trabalho não é muito forte. Por isso, o nosso recurso humano é o que sobressai. Os nossos professores são excelentes em pesquisa, em trabalho de motivação, em trabalho de conhecimento para os alunos. Fazem isso perfeitamente”, afirma a diretora.

Entre os projetos de destaque, a atenção para o desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação dos alunos, desde o primeiro ano do ensino fundamental. A aluna do 7º ano Ludmila de Cássia Pereira, 12, participa dessas atividades que são aplicadas em grupo e individualmente.

“Fui aprendendo muito a falar melhor, que eu tinha muita dificuldade, e também a escrita e a leitura. Tive que ler bastante para aprender a falar perfeitamente. Minha professora fez um projeto para ler e explicar. Aí comecei a gostar de ler e melhorei a aprendizagem bastante”, comemora a aluna, que sonha cursar Medicina.

ENSINO MÉDIO

Além do esforço para criar metodologias atraentes aos estudantes, houve mudança estrutural. Antes, as aulas do ensino médio aconteciam só no período da noite, e alunos estudavam depois de uma dia cansativo de trabalho na roça, o que prejudicava seu rendimento. Muitos chegavam cansados na sala de aula. Após o mau resultado do Enem 2010, tudo foi revisto com a participação dos pais. O ensino noturno foi encerrado e os alunos do ensino médio passaram a estudar de manhã.

PROFESSORES FAZEM ACOMPANHAMENTO VIA WHATSAPP

Na nova metodologia aplicada no ensino médio para melhorar o aprendizado dos alunos está o uso de aplicativos de mensagem, como o WhatsApp. Os professores da José Roberto Christo criam grupos e acompanham de perto a realização de atividades de casa e até o estudo para as avaliações.

“Os professores abrem os grupos com os alunos interessados. Mas primeiro tem um incentivo, uma reflexão sobre a importância da iniciativa e depois eles começam a interagir com troca de experiências, com encaminhamentos de aula, de conteúdos prévios”, disse a pedagoga Maria Aparecida Guimarães, que ressalta a importância da ferramenta.

O uso de grupos no WhatsApp ajuda os alunos na resolução de dúvidas diretamente com os professores. A escola trabalha com a premissa de que alunos motivados ajudam outros alunos, e essa motivação é levada a sério por cada professor que dedica seu tempo para ajudar os estudantes fora da escola.

Este vídeo pode te interessar

Segundo os professores, os alunos se tornaram mais participativos no processo de aprendizagem com a ferramenta, já que o laboratório da escola está fechado pois a internet do local não atende à demanda de pesquisa necessária para as aulas.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais