> >
Surto em creche: fotos mostram cervejaria onde foi encontrada bactéria

Surto em creche: fotos mostram cervejaria onde foi encontrada bactéria

O espaço funcionava nos fundos da escola que foi interditada nesta sexta-feira (29)

Publicado em 30 de março de 2019 às 21:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Cervejaria artesanal funcionava nos fundos da creche onde as crianças passaram mal na Praia da Costa, em Vila Velha. (Divulgação)

Fotos obtidas pela TV Gazeta mostram a cervejaria artesanal que funcionava nos fundos da creche na Praia da Costa, em Vila Velha. O espaço está na mira da investigação da Secretaria Municipal de Saúde após uma bactéria que provoca os sintomas semelhantes aos apresentados por alunos e funcionários que passaram mal de diarreia ter sido identificada no local.

A bactéria foi identificada como Escherichia coli. Além da cervejaria, o chafariz também é alvo da investigação da prefeitura. Laudos apontaram que a água usada no local está contaminada. Foram apontadas mais de 200 colônias de coliformes fecais em amostra de 100 mililitros.

A água usada no chafariz não é corrente. Ela circula e fica armazenada em uma espécie de cisterna ou reservatório. Segundo a Vigilância Sanitária Municipal, o ideal é que a água fosse corrente. Diante dos laudos dos dois espaços, a creche foi interditada pela Prefeitura de Vila Velha nesta sexta-feira (29).

MORTE DE CRIANÇA

O menino Theo Cosine Cipriano, de 2 anos, era um dos alunos em estado mais grave desde o início do surto. Ele apresentou sintomas no dia 18 de março e foi internado em um hospital particular de Vila Velha. No dia seguinte, apresentou piora e foi transferido para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Teve falência renal, passando por hemodiálise, e, no dia 27 de março teve a morte cerebral declarada. O corpo dele foi sepultado nesta quinta-feira (28).

Em entrevista ao Gazeta Online, a mãe do pequeno Theo, muito abalada, comentou a perda precoce e falou sobre o milagre do nascimento dele. 

CINCO CRIANÇAS AINDA INTERNADAS

Outras cinco crianças ainda estão internadas: uma em um hospital na Serra, duas em Vila Velha e duas em um hospital particular de Vitória. A menina internada na Serra está em estado grave, porque os rins não estão com o funcionamento adequado e ela precisa realizar hemodiálise. As famílias não autorizaram a divulgação do estado de saúde das crianças internadas em Vitória e Vila Velha.

14 VÍTIMAS NO TOTAL

Números até agora mostram que:

- 10 crianças passaram mal (uma morreu e cinco estão internadas);

- 4 adultos (dois professores e dois funcionários da creche);

Este vídeo pode te interessar

A reportagem tentou contato com o casal que é dono da creche, mas as ligações caem direto na caixa-postal.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais