> >
Aumenta número de moradores em situação de rua em Vitória

Aumenta número de moradores em situação de rua em Vitória

Enquanto a média do ano passado foi de 250 moradores em situação de rua, para este ano o número subiu para 280 nas ruas de Vitória, segundo levantamento feito pela Prefeitura

Publicado em 26 de abril de 2019 às 20:30

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Morador em situação de rua dorme na calçada em Jardim Camburi. (Caíque Verli)

O número de moradores em situação de rua não para de crescer em Vitória. Seja por falta de moradia ou por problemas particulares, homens e mulheres cada vez mais vivem embaixo de marquises, calçadas e bancos de praça da capital.

Enquanto a média do ano passado foi de 250 moradores em situação de rua, para este ano o número subiu para 280 nas ruas de Vitória, segundo levantamento feito pela Prefeitura. 

Um dos bairros que mais sofrem com esse problema social é Jardim Camburi. Moradores relatam que têm medo de que o problema aumente a insegurança no bairro. Um síndico chegou a registrar, em novembro do ano passado, um boletim de ocorrência contra um morador em situação de rua por ameaças.

O presidente da Associação de Moradores do bairro, Enoque Sampaio, defende que a Prefeitura tenha um trabalho mais eficiente de abordagem e apoio para essas pessoas que não têm onde morar. "O Estado e o Município precisam tomar uma providência. O que não pode é deixar como está porque está gerando prejuízo para a sociedade de forma geral", aponta.

Anderson Germano, síndico, diz que os moradores do bairro estão com medo de andar à noite pelas ruas de Jardim Camburi.

"Você está passeando a noite com o seu filho, você não conhece a pessoa que está na rua e qual a situação dela. Geralmente são pedintes e você se sente um pouco até coagido", critica.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Iohana Kroehling, admite que é sério o aumento do número de moradores em situação de rua, mas aponta que essa é uma realidade nacional e não apenas local. Reforçou também que a prefeitura faz um trabalho diário de abordagem desses moradores para tentar levá-los para os albergues.

"Sobre a questão da retirada das pessoas das ruas, a gente não pode obrigá-las a sair. Não existe legislação que determine ou que ampare isso. A Prefeitura realiza o trabalho dela de abordagem social. Fazemos o trabalho de 8h até 00h, de segunda a sexta, e de 8h até 23h, aos sábados, domingos e feriados, abordando e ofertando os nossos serviços", aponta.

Este vídeo pode te interessar

A população pode acionar as equipes de Abordagem de Rua, que funciona de segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 horas até meia-noite. Para isso, basta ligar para o 156 Online.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais