> >
Capixaba registra passagem de Estação Espacial em Cariacica

Capixaba registra passagem de Estação Espacial em Cariacica

A estação orbita a cerca de 400 quilômetros de altitude dando uma volta na Terra a cada 90 minutos

Publicado em 21 de abril de 2019 às 22:56

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

E teve capixaba que ficou de olho no céu à espera da passagem da Estação Espacial Internacional (ISS) pelo Espírito Santo neste domingo (21) de Páscoa. A estação orbita a cerca de 400 quilômetros de altitude dando uma volta na Terra a cada 90 minutos. Ela pôde ser vista no céu de alguns estados do Brasil.

Munido de um aplicativo, que informa a localização em tempo real da estação, o atendente Felipe Lima Neves, de 31 anos, ficou à espera para fazer o registro do laboratório. O atendente informou que conseguiu ver e filmar o objeto por volta das 17h40, no bairro Porto, de Cariacica, onde mora.

No Espírito Santo, segundo o diretor do Parque da Ciência de Curitiba, o astrônomo Anisio Lasievicz, foi possível avistar o laboratório espacial nos dias 19, 20 e 21 de abril, de acordo com previsão encomendada ao estudioso pelo Gazeta Online. "Só dá para ver a estação pouco antes de o Sol nascer ou pouco depois de ele se pôr. É que se for fora dessas circunstâncias, a estação não será iluminada então não dá para ver. E se o Sol estiver muito forte, a gente também não consegue localizá-la no céu", explica.

"Para observar basta olhar pro céu e procurar um objeto que se desloca sem piscar e rapidamente. As pessoas confundem com aviões às vezes, mas aviões piscam. A estação, não", diz. O astrônomo relata que, embora seja interessante, não é a primeira e não será a última vez que a ISS dá o ar da graça no céu brasileiro. A cada 90 minutos a estação dá uma volta completa na Terra e, como a órbita dela é inclinada, a cada volta o laboratório passa cerca de 15 graus à esquerda do que da vez anterior, o que faz com que ela seja vista, em algum momento do ano, no planeta inteiro.

(Com informações de Pedro Permuy)

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais