> >
Fiéis esperam chegada da Padroeira do Estado em São Pedro

Fiéis esperam chegada da Padroeira do Estado em São Pedro

Santa será recebida no bairro pela primeira vez após procissão marítima

Publicado em 22 de abril de 2019 às 00:34

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Alba Valéria, Maria da Conceição, Neucelina, Laura e Dulce fazem parte da comunidade que vai receber imagem. (Marcelo Prest)

Pela primeira vez, a imagem de Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Estado, vai atracar no píer da Ilha das Caieiras, em Vitória, e será recebida com festa e missa pelos moradores de São Pedro. Isso vai acontecer no próximo sábado, dia 27, logo após a procissão marítima que vai levar a imagem da santa pela Baía de Vitória. A previsão é que a imagem chegue ao local por volta das 11h20.

No reduto das desfiadeiras, será celebrada uma missa na igreja Nossa Senhora da Conceição. Até 2015, a imagem saía do píer da Ilha das Caieiras para participar da procissão. Desde essa data, a representação de Nossa Senhora da Penha não visita o bairro.

Neste ano, a comunidade vai matar a saudade de ter a imagem por perto, além de estrear um novo percurso da procissão marítima. O cortejo que levará a imagem até a Ilha das Caieiras partirá às 10h da Escola de Aprendizes de Marinheiros do Espírito Santo.

Na comunidade, o clima é de festa e expectativa. Os fiéis destacam que essa programação durante a Festa da Penha valoriza os pescadores e as desfiadeiras que moram lá.

“Nossa igreja ser contemplada durante a Festa da Penha é uma forma de valorizar a nossa comunidade de pescadores e desfiadeiras que têm tanta fé na Padroeira do Estado”, afirma Aline Lopes da Silva, uma das organizadoras do evento.

Outro detalhe faz o evento ser ainda mais especial: a comunidade Nossa Senhora da Conceição é a mais antiga da Arquidiocese de Vitória. A aposentada Dulce Correa da Silva, 65 anos, lembra que quando a mãe dela chegou à Ilha das Caieiras, em 1935, a igreja já estava lá.

“Minha mãe chegou ao bairro em 1935 com quatro anos de vida, e a comunidade já estava aqui. Hoje ela está com 88 anos”, conta, com orgulho.

Segundo informações do site oficial da Arquidiocese, a igreja tem mais de 100 anos. Não é informado, entretanto, em qual ano ela foi fundada.

Dona Dulce afirma que a presença da imagem de Nossa Senhora da Penha na Ilha das Caieiras vai embelezar ainda mais o visual, que já é impressionante. “Às vezes a gente se acostuma com a paisagem, mas é muito bonita. Com esse cenário, acho que a chegada da imagem vai ficar ainda mais bonita. Estamos todos animados para o evento”, diz.

ROMARIA

 

No próximo sábado também acontece a tradicional Romaria dos Homens. Depois da missa na Ilha das Caieiras, a imagem seguirá de carro até a Catedral Metropolitana de Vitória.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais