Notícia

Novo parque em Vila Velha precisa de autorização do Exército

A região entre o Morro do Moreno e o Convento da Penha, a qual pretende-se utilizar para essa finalidade, pertence ao grupamento militar

Área do Exército em Vila Velha será transformada em novo parque
Área do Exército em Vila Velha será transformada em novo parque
Foto: Google Earth

O novo parque na Praia da Costa, anunciado na semana passada pela Prefeitura de Vila Velha, ainda precisa de autorização do Exército para sair do papel, uma vez que a região entre o Morro do Moreno e o Convento da Penha, a qual pretende-se utilizar para essa finalidade, pertence ao grupamento militar.

O comandante do 38º Batalhão de Infantaria (BI), tenente-coronel Marcelo Alves Pinto, disse que recebeu o projeto de construção do parque diretamente do prefeito Max Filho, na quarta-feira (10) da semana passada, como uma demanda dos moradores para a criação de uma área de lazer e convivência na região.

Leia também

“Como a área está sob nossa jurisdição, o prefeito me apresentou o projeto, que é interessante, mas não tenho poder para tomar essa decisão. Sou eu quem cuida administrativamente da área, mas informei o prefeito que precisaria encaminhar a proposta ao órgão decisor, que fica no Rio de Janeiro, região militar que define sobre a questão patrimonial do Exército. Então, me surpreendeu ver a notícia de que o Exército já havia autorizado”, conta o tenente-coronel Alves. Não há prazo para uma decisão.

A informação foi repassada pela secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Caroline Jabour, que, entre outras informações, na ocasião falou que “a prefeitura, o comando do 38º BI e a associação de moradores estão, a princípio, de acordo sobre a área.” A única pendência de autorização seria da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), em Brasília.

Com a manifestação do Exército, a Prefeitura de Vila Velha foi procurada ontem para falar do assunto e disse, agora, que a administração está “dialogando com as partes e com a União, pois trata-se de uma área pertencente ao governo federal.”

PROJETO

Área do Exército em Vila Velha onde seria instalado parque
Área do Exército em Vila Velha onde seria instalado parque
Foto: Marcelo Prest

A construção do parque, que poderá ser chamado Rio da Costa, está prevista para a área embaixo da Terceira Ponte, entre o Outeiro do Convento, o Morro do Moreno e a Baía de Vitória.

> Governo do Estado faz promessa de retomar grandes obras em 2020

Para a sua implantação, a prefeitura pretende investir R$ 850 mil. O valor é resultado de compensação ambiental de uma construtora por ter erguido um prédio com altura superior a permitida no município. A contrapartida da empresa foi determinada pelo Judiciário após denúncia do Ministério Público.

> Leitão da Silva: trecho liberado há menos de um mês já tem buraco

Embora ainda não haja definição sobre como poderá ser o parque, a expectativa é usar uma área de 33 mil m² e, paralelamente, implantar uma nova rua para pedestres e ciclistas com vista para o Convento.

 

 

 

 

Ver comentários