> >
Universitários criam projetos com mudanças para a região da Prainha

Universitários criam projetos com mudanças para a região da Prainha

Trabalho ficou em primeiro lugar no Concurso de Ideias de Desenho Urbano para a Área da Prainha promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil/ES (IAB-ES)

Publicado em 27 de abril de 2019 às 00:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Os estudantes de arquitetura e urbanismo, Bruna Santos, (de óculos), Luana dos Santos, (de branco), Natiele Dalbó, (de preto), Patrícia Palhano, (vestido estampado) e Wesley Neves, venceram o concurso de Ideias de Desenho Urbano para área da Prainha, em Vila Velha. (Fernando Madeira)

Um grupo de alunos de Arquitetura e Urbanismo de uma universidade de Vila Velha ficou em primeiro lugar no Concurso de Ideias de Desenho Urbano para a Área da Prainha promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil/ES (IAB-ES). Os estudantes sugeriram intervenções que promovem a qualidade de vida de moradores e visitantes da região.

A ideia vencedora foi elaborada pelos estudantes Bruna Santos, Luana Marinho, Natiele Dalbó, Patrícia Palhano e Wesley Milke. No projeto, denominado Canela Verde, eles sugerem, por exemplo, que a rua Luíza Grinalda, que dá acesso ao Convento da Penha, seja transformada em rua compartilhada e tenha uso restrito de veículos. A ideia é favorecer a circulação de pedestres e ciclistas, incentivando as caminhadas e o comércio religioso.

Já para subir o morro até o Convento, o grupo propõe substituir as vans por jardineiras. Dessa forma, seria possível transportar um maior número de pessoas a cada subida e, ao mesmo tempo, promover melhor contato visual dos visitantes com a mata.

Para facilitar o tráfego de carros em dias de chuva, o projeto prevê a instalação do piso intertravado, opção que reduziria os alagamentos na região.

“Criamos espaço para atender todos os públicos. Deixamos o mercado de peixe e voltamos com o aquaviário. O parque também tem uma ciclovia ligada a outras ciclovias da cidade. Projetamos várias possibilidades para integrar pessoas e promover a vitalidade urbana”, descreve Patrícia Palhano.

A principal motivação dos estudantes em planejar uma mudança para a região partiu, também, de uma vontade pessoal dos jovens de ver o local revitalizado. “Nós queremos ver muito espaço vivo de novo, por isso criamos um projeto que seja aberto ao público, onde as pessoas possam aproveitar”, afirma Patrícia.

PREFEITURA

Sobre a viabilidade do projeto, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, André Abreu de Almeida afirmou que soube do projeto e que pretende chamar a professora responsável para conversar.

Este vídeo pode te interessar

“Queremos que ela apresente o projeto à Comissão Gestora da Prainha. Vamos analisar se é possível aproveitar as ideias que foram projetadas pelos estudantes”, promete o secretário.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais