> >
GV: 5 mil toneladas de lixo retirados de córregos e valões neste ano

GV: 5 mil toneladas de lixo retirados de córregos e valões neste ano

O lixo acumulado nesses locais dificultam o escoamento da água e contribui para os alagamentos. Somente este ano, os municípios da Grande Vitória já recolheram mais de 5 mil toneladas de lixo nos córregos e valões

Publicado em 16 de maio de 2019 às 22:04

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Chuva forte provoca pontos de alagamentos no bairro Terra Vermelha, em Vila Velha. (Ricardo Medeiros)

Diante da previsão de chuva forte para os próximos dias, as prefeituras da Grande Vitória intensificaram a limpeza de valões, córregos, galerias e bueiros. O lixo acumulado nesses locais dificulta o escoamento da água e contribui para os alagamentos. Somente este ano, os municípios da Grande Vitória já recolheram mais de 5 mil toneladas de lixo nos córregos e valões.

De acordo com o secretário de Defesa Social de Cariacica, Alexandre Ribeiro, nos últimos dois meses a limpeza de encostas, valões e galerias foi intensificada para amenizar os impactos das chuvas torrenciais. Entretanto, Ribeiro destaca que ainda falta uma conscientização da população, que ainda joga lixo nas ruas e rios.

“É muito lixo na parte ribeirinha. Encontramos moto, máquina de lavar. É necessário manter esse trabalho bem ativo porque nos período de pequenas chuvas, nós sofríamos muito devido a limpeza que não era realizada. É um trabalho diário da Defesa Civil com visita às áreas de risco e o trabalho mensal de limpeza de valões e galerias”, contou.

De janeiro a abril deste ano, a Secretaria Municipal de Serviços retirou 3.400 toneladas de lixo dos canais da cidade.

Em Vila Velha, valões, canais e bueiros também são constantemente limpos, segundo o assessor adjunto da Defesa Civil municipal, Augusto Bandeira. O município retira, por mês, cerca de 390 toneladas de lixo dos canais e 15 toneladas das comportas.

No período de chuva, são cerca de 7 toneladas de lixo retirados das três estações de bombeamento do município e, diariamente, entre 1 e 4 toneladas. Segundo Bandeira, todo tipo de objeto é retirado das estações, de geladeiras a animais mortos.

Lixo na Estação de bombeamento da Praia da Costa. (Patrícia Scalzer)

Além da limpeza dos canais, o município também já contratou uma empresa para fazer o detalhamento de todas as áreas de encosta do município com risco de deslizamento. “É uma empresa especializada para fazer o PMRR, que é o Plano Municipal de Redução de Risco. Vamos fazer o detalhamento da cidade em todas as áreas, cada encosta será detalhada”, contou.

Na Capital, os 25 mil bueiros que existem na cidade e as encostas tiveram reforço na limpeza nos últimos dias por causa do alerta de chuva forte. O coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno, destacou que dos bueiros são retirados material orgânico, terra e entulho, entretanto, não é possível dizer a quantidade de lixo retirado. “Esse lixo vem misturado com terra, por isso, não é possível precisar a quantidade”.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Vitória, o município também conta com seis estações de bombeamento, que permitem que após duas horas de chuva forte toda a cidade já esteja sem pontos de alagamentos.

Este vídeo pode te interessar

Na Serra, todo mês, a equipe de limpeza retira cerca de 70 toneladas de resíduos sólidos dos bueiros. Além disso, nesta última semana o Canal dos Escravos está passando por limpeza para aumentar a vazão.  A limpeza ajuda a evitar enchentes nos bairros José de Anchieta, Central Carapina e Jardim Carapina.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais