> >
Idosos fazem hidroginástica em área imprópria para banho em Vitória

Idosos fazem hidroginástica em área imprópria para banho em Vitória

Serviço é oferecido pela Prefeitura de Vitória, que também realiza o teste de balneabilidade; apesar da placa, aula com idosos foi realizada no local

Publicado em 29 de maio de 2019 às 22:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ambientalista filma hidroginástica para idosos em praia imprópria para banho, em Vitória. (Reprodução)

Aulas de hidroginástica para pessoas da terceira idade, em serviço oferecido pela Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), estavam acontecendo desde semana passada na Praia de Camburi — no posto 8, próximo ao Banco do Brasil — classificada pelo próprio órgão como imprópria para banho, de acordo com o último teste de balneabilidade realizado. De acordo com o ambientalista Eraylton Moreschi Júnior, que filmou tudo de perto e criticou a prefeitura, a irresponsabilidade colocou em risco a saúde e qualidade de vida dos idosos — e de forma repetitiva.

VEJA VÍDEO

Acionada pela reportagem do Gazeta Online, a prefeitura informou que houve uma falha da profissional que deu a aula e ela já foi alertada para que isso não aconteça novamente. Por conta da gravidade do problema, o vereador Roberto Martins (PTB) protocolou um ofício junto à Câmara Municipal de Vitória questionando sobre a execução de atividades físicas promovidas pelo Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) da PMV no dia 24 deste mês.

No documento, ele pede:

1. Informe em quais áreas são feitas as aulas de hidroginástica nas praias municipais e qual a orientação dada aos profissionais da hidroginástica contratados pelo Poder Público Municipal que atuam em praias com baixa balneabilidade;

2. Informe se há sanção de descumprimento de carga horária quando houver a recusa por parte dos profissionais de darem aula quando houver baixa balneabilidade da água;

3. Informe se há alguma ação por parte da Prefeitura quando a praia estiver no estado exposto para que seja efetuada a prestação de serviço.

Sobre o requerimento de informações protocolado pelo vereador, a PMV informa que todos os pedidos que recebe são atendidos dentro do prazo. O órgão tem até 30 dias para responder.

Em breve entrevista por telefone, Roberto disse que o ambientalista filmou a aula de hidroginástica para as pessoas idosas e, no momento em que placa sinalizava o local, pessoas tomavam banho sem nenhuma preocupação.

"Conversamos com alguns professores. Alguns deles disseram que eles precisam dar a aula e que não tem nenhuma decisão administrativa da prefeitura para suprimir a aula durante esse período. Estamos questionando a PMV. Se ela reconhece que a balneabilidade está imprópria, como colocar as pessoas na água nessa situação?", indaga.

NOVO TESTE DE BALNEABILIDADE

De acordo com o subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem-estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho, nesta segunda-feira (27) foi feita uma nova coleta e nesta quinta (30) deve sair o novo resultado do teste de balneabilidade. Mas, para a reportagem do Gazeta Online, o subsecretário adiantou alguns detalhes: na semana passada, 13 pontos estavam impróprios, 4 interditados e 4 próprios. Já nesta semana, 4 estão impróprios, 4 continuam interditados e 18 dos 26 pontos para banho em vitória, estão próprios.

"Se a gente parar para analisar o que aconteceu recentemente, a qualidade da água da Baía de Vitória ficou ruim depois das fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória. Diversos pontos ficaram impróprios neste período por conta da chuva, que lava a cidade como um todo. A água, depois de escoada, vai para a rede de drenagem e, de lá, é jogada direto para o mar. Neste período de chuva, como a coleta é feita todas as segunda-feiras, provavelmente teve o impacto da chuva", revelou.

Este vídeo pode te interessar

Ele afirma, ainda, que a indicação de balneabilidade é uma orientação e que a prefeitura não pode proibir que ninguém entre no mar. "A obrigação é de informar. Se a pessoa quer, mesmo assim, entrar na água, não podemos proibir", disse. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais