> >
Santa Ceia: artista cria escultura com areia na Praia de Camburi

Santa Ceia: artista cria escultura com areia na Praia de Camburi

Carioca que vive da arte e mora nas praias construiu em Camburi a escultura da Santa Ceia e para o dia das mães ele promete uma surpresa

Publicado em 7 de maio de 2019 às 18:26

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Escultura da Santa Ceia na Praia de Camburi, em Vitória. (Vanda Lopes)

Quem costuma passar pelo calçadão ou areia da Praia de Camburi notou que o local ganhou uma obra de arte feita com as areias da capital nessa semana. É uma escultura da Santa Ceia que ainda está sendo construída pelo carioca Waldemir Pereira, de 39 anos.

Waldemir está "morando" na Praia de Camburi desde a sexta-feira (3), quando chegou à capital capixaba. Com uma faca, uma esponja, água e areia, ele fez Jesus, os discípulos e agora faz os alimentos para compor o cenário e sobrevive dessa arte.

Carioca Waldemir Pereira fez a escultura da Santa Ceia na Praia de Camburi. (Luciana Castro)

Bem recepcionado pelos capixabas que transitam por ali, o carioca conta que vive da arte desde a adolescência. Ele não tem casa. Vive nas praias.

"Sou nascido e criado no Morro do Cantagalo, no Rio de Janeiro, e aprendi a fazer esculturas na areia em Ipanema, quando tinha 12 anos. Desde então tento viver da arte, que é o que gosto de fazer. Já trabalhei como auxiliar de serviços gerais, mas eu fiquei um mês e não aguentei. Sou feliz mesmo é com a arte e eu luto pela arte. A minha caixinha fica ali para quem puder contribuir. Aqui em Vitória as pessoas me receberam bem e gostaram do meu trabalho. Muitos se emocionaram. Já estive aqui em 2004, quando havia aqueles outros quiosques", relembra.

O carioca conta que não precisa de muito para fazer o trabalho. O talento, de acordo com ele, sobrepõe as ferramentas e o resultado agrada quem observa.

"O que uso é areia, água e paciência. Tenho uma faquinha também e só. Eu pego essa areia bem do fundo, e ela vem com um pouco de barro. Eu levanto um bloco. Esculpo e deixo ele quieto, passo para o outro. A feição é tudo imaginário. Existem pessoas que são curiosas, tocam e acabam derrubando. Não sou católico, mas acredito em Deus. Vou fazer uma surpresa para o Dia das Mães, que vai ficar aqui do lado da Santa Ceia, não vou contar o que é, mas é só o pessoal passar aqui para ver", conta.

Waldemir tem dormido do lado da escultura, que fica próximo ao K3 da Praia de Camburi.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais