> >
Caminhoneiros usam até três pílulas de rebite por vez, diz motorista

Caminhoneiros usam até três pílulas de rebite por vez, diz motorista

Caminhoneiro conversou com a reportagem e afirmou que, além de a grande maioria dos profissionais usarem a substância, é fácil comprá-la

Publicado em 11 de junho de 2019 às 23:50

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Há 12 anos trabalhando como caminhoneiro, um homem de 40 anos conversou com o Gazeta Online e afirmou que a grande maioria dos profissionais usa rebite para se manter acordado. No caminhão do motorista que se envolveu em um acidente na Chapada Grande, na Serra, na noite da última segunda-feira (10), que matou uma família, foi encontrada uma cartela de pílulas da substância. O caminhoneiro entrevistado pela reportagem disse que é fácil comprar rebite. Também contou também que há quem tome três comprimidos de uma só vez. 

É comum que caminhoneiros use rebite?

Sim. A grande maioria usa, eu diria que hoje 70% dos caminhoneiros usa.

Por que eles recorrem a essa substância?

O pessoal usa porque o prazo de entrega é apertado e há pressão das transportadores. É uma série de fatores. Para dar conta do recado, o caminhoneiro tem que usar essas substâncias. Os prazos de entrega das transportadoras hoje é apertadíssimo. Então, você tem que fazer isso, se não, não dá conta.

E é fácil comprar rebite?

Sim, é muito fácil comprar. Frentista de posto vende, lanchonete de postos nas estradas também. Uma cartela custa cerca de R$ 60. Cada cartela tem uns 20 comprimidos.

Como a substância é usada?

Depende de cada um. Tem gente que toma um comprimido só e passa a noite toda acordado. Mas eu sei de colegas que tomam até três comprimidos por vez.

Vocês não têm receio dos efeitos colaterais?

Depois que passa o efeito, a gente se sente muito cansado, com muita vontade de dormir e mais nada, aí você toma outro comprimido. Em menos de 24 horas é comum tomar mais de um comprimido. Mas vai de cada um.

Essa substância é identificada no exame toxicológico, que atualmente é obrigatório na renovação da Carteira Nacional de Habilitação para caminhoneiros. Vocês não têm receio?

A gente sabe que pega. Mas quando vai chegando perto do prazo para renovar a carteira a gente fica sem tomar. Calcula mais ou menos 90 dias e fica sem, para desintoxicar.

Quando acontece um acidente como este da última segunda-feira, não dá um certo receio de usar esse tipo de remédio?

A gente fica com receio sim. A gente fica meio assustado.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais