> >
Dia de São José de Anchieta é lembrado em paróquia na Serra

Dia de São José de Anchieta é lembrado em paróquia na Serra

Na Grande Vitória, há somente uma paróquia que tem São José de Anchieta como padroeiro, localizada no bairro que também leva o nome do santo

Publicado em 9 de junho de 2019 às 15:33

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

A data de 9 de junho é lembrada pelo dia de São José de Anchieta, padroeiro do Brasil. Padre jesuíta, que nasceu na Espanha, chegou ao Brasil em 1553, onde permaneceu até 1597. No Espírito Santo, José de Anchieta viveu boa parte de sua vida. Aqui, ajudou a construir o colégio São Thiago, na Capital, onde hoje abriga o Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado. Também fundou a cidade de Reritiba, hoje município de Anchieta, no litoral sul do Estado. O local abriga o Santuário Nacional, erguido em 1579 e onde o santo escolheu passar seus últimos dias.

Na Grande Vitória, há somente uma paróquia que tem São José de Anchieta como padroeiro. Localizada na Serra, no bairro que também leva o nome do santo, anualmente, a paróquia promove uma grande festividade, que reúne a força de trabalho de cerca de 300 voluntários devotos. De acordo com o padre Davidson Coelho, pároco da igreja, os preparativos para o dia do santo foram intensos: “É a única paróquia que temos como padroeiro, então os preparativos são muito grandes e há muito envolvimento das pessoas". 

Os festejos começaram na última sexta-feira (7) e terminam neste domingo (9), Segundo a organização do evento, a expectativa, durante os três dias, é que o local receba aproximadamente 20 mil pessoas.

Dia de São José de Anchieta é lembrado em paróquia na Serra

Ainda segundo o padre Davidson, é uma grande responsabilidade estar a frente da única paróquia de São José de Anchieta na Grande Vitória, o que faz o local receber pessoas de diferentes regiões. “Muitas pessoas participam, devotos de São José de Anchieta, pessoas que alcançaram graças imensas por sua intercessão, que vem todos os anos agradecer na nossa festa”.

Uma das devotas é Jerusa Gomes, uma das coordenadoras da festa, que conta sua história de fé com São José de Anchieta. De acordo com seu relato, ela foi curada de um problema na coluna, que a deixou acamada por semanas, graças à intercessão do santo. “Eu não colocava os pés no chão e comecei a andar no dia da festa. Foi um ano que trabalhei e não senti nada”.

TUMULO SIMBÓLICO NO PALÁCIO

O Palácio Anchieta, sede do Poder Executivo Estadual, abriga o túmulo original de São José de Anchieta, onde o santo foi sepultado em 1597. Segundo o Maike Douglas Cabral, mediador de visitação, qualquer pessoa pode visitar o túmulo, mas a procura é baixa. Ele afirma que devotos e pessoas ligadas à Igreja Católica são as que mais procuram o local.

Este vídeo pode te interessar

Após 200 anos, os jesuítas vão celebrar, no Palácio Anchieta, na manhã desta segunda-feira (10), uma missa em devoção a São José de Anchieta, no local do túmulo. A celebração será restrita a um pequeno grupo de religiosos e convidados e será presidida pelo padre Bruno Franguelli, vice-reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais