> >
Ônibus do Transcol com ar-condicionado só aceitarão Bilhete Único

Ônibus do Transcol com ar-condicionado só aceitarão Bilhete Único

Veículos não terão cobradores e motoristas não receberão dinheiro. O passageiro somente terá acesso com o cartão do Bilhete Único

Publicado em 26 de junho de 2019 às 18:06

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ônibus do sistema Transcol com ar condicionado. (Fernando Madeira)

Nos próximos dias começam a circular na Grande Vitória 20 ônibus do Sistema Transcol com ar-condicionado. Só poderá viajar no coletivo quem tiver o cartão do Transcol, agora chamado de bilhete único.

Ônibus do Transcol com ar-condicionado só aceitarão Bilhete Único

Os ônibus não terão cobradores e o motorista não receberá a passagem em dinheiro, como acontece nos seletivos. O meio exclusivo de pagamento será o bilhete único.

De acordo com o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, essa é uma forma de incentivar as pessoas a adquirirem o bilhete único. “Estamos estimulando o uso do cartão. Bilhete único é integração, não precisa tirar dinheiro no ônibus, é segurança. O embarque é mais rápido", contou.

Até o final do ano serão 100 ônibus com ar-condicionado e sem cobradores. Os coletivos também possuem wi-fi. Até 2022 vão ser 600 no total. Apesar disso, o secretário negou que isso é uma forma de acabar com a função de cobrador nos coletivos. Disse também que não haverá demissões.

“Não é para eliminar cobradores. A tendência é transferir o cobrador para outras funções. Como temos o bilhete único, eles podem ser bilheteiros de estações para ajudar na implantação do sistema. Agora não terá demissão nenhuma. É uma quantidade muito pequena perto da frota, que é de 1.600 ônibus”.

O governador Renato Casagrande (PSB) destacou que os custos para aquisição dos ônibus com ar-condicionado são das empresas e isso não terá peso no valor da passagem na época do reajuste.

“Não tem nada a ver com o aumento da passagem. O que estamos ofertando é um serviço. Estamos negociando firmemente com o sistema de transporte coletivo para que a gente melhore a qualidade e possa buscar mais passageiros”, disse.

Este vídeo pode te interessar

Os ônibus com ar-condicionado farão as linhas troncais, de terminal a terminal, mas não haverá linha fixa. Cada dia os coletivos farão itinerários diferentes. No aplicativo Ônibus GV será possível identificar o coletivo que tem ar-condicionado.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais