> >
No Dia dos Namorados, histórias de quem redescobriu o amor na 3ª idade

No Dia dos Namorados, histórias de quem redescobriu o amor na 3ª idade

Conheça as histórias de casais que se conheceram depois dos 50 anos e se casaram

Publicado em 11 de junho de 2019 às 16:27

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Aspas de citação

Plantei o meu amor no teu coração mas deixei a raiz no meu

Veraldo Nascimento, 83 anos
Aspas de citação

Foi recitando esta frase, de um poema de autoria própria, que Veraldo Nascimento, 83 anos, se declarou para Jovelina Barbosa, 81 anos. O casal se conheceu no Centro de Convivência da Terceira Idade de Maria Ortiz, em Vitória em outubro de 2014. Três anos depois eles resolveram morar juntos e se casar. Nesta quarta-feira (12) eles comemoram o quinto Dia dos Namorados juntos.  

"Agora ele não me larga mais não", brinca Jovelina.

Quem vê a troca de carinho entre o casal, não imagina o quão difícil foi para Veraldo conquistar Jovelina.  "Eu era dura, não queria saber de ninguém não', diz Jovelina, que na época era viúva há quase 30 anos. 

O encontro aconteceu durante uma visita de Veraldo ao Centro de Convivência. Jovelina cantava no coral e despertou a atenção imediata do aposentado.

Aspas de citação

Quando eu vi aquele rostinho angelical, foi amor à primeira vista

Veraldo Nascimento, 83 anos
Aspas de citação

Naquele dia, Veraldo assistiu ao ensaio inteiro do coral. Interessado em Jovelina, ele logo procurou saber se ela era solteira. A sobrinha, que trabalhava no Centro, contou que a aposentada era viúva. Isso foi suficiente para Veraldo tomar coragem e se declarar.

"Eu tinha levado para o centro meu livro de pensamentos, em que eu publiquei algumas poesias. Assim que o ensaio acabou, eu puxei ela, abri meu livro e disse: 'Esta frase é para você'", lembrou o aposentado. A frase dizia "Plantei o meu amor no teu coração, mas deixei a raiz no meu".

Jovelina lembra que pegou o livro e saiu. Veraldo foi atrás dela, mas ela disse que não estava interessada e o dispensou. Porém, ao chegar em casa e contar para as filhas, Jovelina foi incentivada a dar uma chance para o aposentado. "Eu liguei no Centro de Convivência e pedi o número do telefone dele. Aí eu liguei para ele, a gente começou a conversar e marcamos de nos encontrar", contou.

Jovelina Barbosa, 81, e Veraldo Nascimento, 83, se casaram em 2017. Eles se conheceram no Centro de Vivência da Terceira Idade. (Vitor Jubini)

Veraldo e Jovelina namoraram por três anos. Em junho de 2017 eles decidiram se casar. A experiência não era nova para nenhum deles, mas trouxe uma sensação diferente para o relacionamento do casal.

"A primeira vez que eu me casei, eu tinha 16 anos. Eu não sabia nada sobre a vida. Quando você fica mais velho, você sabe o que quer. Eu sabia que queria ficar com ele e agora sinto que estou vivendo", declara Jovelina sobre Veraldo. O marido completa que o amor, nesta fase, é ainda melhor:

Aspas de citação

Existe muito entendimento e companheirismo. A gente só quer o bem do outro e faz tudo para ver o outro bem

Veraldo Nascimento, 83 anos
Aspas de citação

Essa sensação de segurança e bem-estar no relacionamento é explicada pela psicóloga Roberta Vallory como uma das principais características do amor na Terceira Idade. De acordo com ela, na maioria dos casos, os casais já possuíram experiências anteriores e estão mais maduros para lidar com problemas. 

"Quando a gente começa um relacionamento muito novo, os hormônios são muitos. Geralmente tem muito ciúme e insegurança. Já nos relacionamentos entre pessoas mais maduras, as expectativas são diferentes e as pessoas têm bem definido o que elas querem e esperam de um parceiro, com isso elas se machucam menos", comentou.

Ela também ressalta que paixão está presente em qualquer fase da vida e nunca é tarde para encontrar alguém. "As pessoas acham que a paixão só acontece quando se é adolescente, mas a verdade é que o amor não tem idade e surpreende as pessoas", frisa Roberta.

Eles se conheceram pelas redes sociais

A aposentada Waldete Maria Nicchio, 62 anos, foi surpreendida pelo amor. Depois de viver um relacionamento de 30 anos, ela não esperava que fosse se apaixonar de novo, mas acabou conhecendo o atual marido em uma rede social. 

"No início eu tive um pouco de receio e a gente ficou conversando por uns três meses até se encontrar. Eu não tinha expectativas de encontrar alguém, mas a gente nunca sabe quando o amor da nossa vida vai aparecer", declarou.

Ao contrário de Waldete, o marido dela, o servidor público Fábio Santos Azevedo, 54 anos, sempre acreditou que ainda fosse se apaixonar de novo. 

"Eu estava separado há 10 anos. Eu sempre estive aberto a conhecer outras pessoas, mas não tinha encontrado minha cara-metade até conhecer a Wal. Quando eu a vi, eu senti aquele friozinho na barriga. Tive certeza que ela seria a pessoa com quem eu iria passar o resto da minha vida", relata.

Waldete e Fábio se conheceram pelas redes sociais. Depois de três anos namorando, eles resolveram se casar. (Lucas Sandonato)

Waldete e Fábio se casaram em maio deste ano, com direito a igreja, vestido de noiva, festa e lua de mel. Eles contam que o relacionamento só melhorou e que a maturidade tem trazido diversos benefícios para o casamento.

"Depois que a gente casou tudo está mais leve. A gente tem diálogo, companheirismo, amor. Nos preocupamos um com o outro", contou. Fábio completou que a idade nunca foi um problema para o casal e que eles já planejam adotar uma criança. "A gente tem energia e disposição, somos novos. Não vemos a hora de adotar nosso filho", finalizou. 

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais