> >
Prefeitura promete obra para acabar com erosão na Curva da Jurema

Prefeitura promete obra para acabar com erosão na Curva da Jurema

A licitação deve ser aberta em até 15 dias, com início das intervenções para o final de julho e começo de agosto

Publicado em 21 de junho de 2019 às 20:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Serão retirados 50 mil metros cúbicos de areia de jazidas marinhas, que serão colocados na Curva da Jurema. (Caíque Verli)

Para conter a erosão na praia da Curva da Jurema, em Vitória, a Prefeitura promete iniciar entre o final de julho e o início de agosto uma obra de engordamento artificial, que consiste em aumentar a faixa de areia. Serão retirados 50 mil metros cúbicos de areia de jazidas marinhas, que serão colocados na Curva da Jurema.

Prefeitura promete obra para acabar com erosão na Curva da Jurema

O projeto foi aprovado e aberto para licitação pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente Vitória (Condema). A licitação deve ser aberta em até 15 dias, com início das intervenções para o final de julho e começo de agosto.

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain explicou que esse é o melhor método porque, por jazidas terrestres, o transporte desse material acabaria gerando um impacto muito grande no trânsito da cidade.

"Naturalmente, o melhor caminho é a dragagem numa jazida apropriada. Os grãos de areia da Curva da Jurema precisam ser compatíveis com aquela jazida de onde você vai tirar. O melhor cenário, então, é fazer dragagem de uma jazida marinha", argumenta.

A advogada Patrícia Oliveira com a família na Curva da Jurema. (Caíque Verli)

Turista de Minas Gerais, a advogada Patrícia Oliveira disse que não notou a erosão, mas que acha que qual melhoria na estrutura será bem-vinda. "Aqui, pelo que eu vejo de problema, é a sujeira causada pelos próprios turistas. Bom pra vir com criança porque não tem muita onda", comenta.

A obra, segundo o secretário, resolve o problema por dez anos. Após esse período, será preciso fazer uma nova intervenção.

Este vídeo pode te interessar

O valor da intervenção será de aproximadamente R$ 14 milhões. Além do engordamento artificial da Curva da Jurema, a Prefeitura também fará o mesmo procedimento na Praia de Camburi, entre o píer de Iemanjá e a Ilha de Socó.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais