> >
Sequência de roubos de fios de cobre provoca caos no trânsito de Vitória

Sequência de roubos de fios de cobre provoca caos no trânsito de Vitória

Somente nesta sexta-feira (28) foram registrados furtos em seis pontos da Capital. O resultado? Semáforos sem funcionar, e os que funcionam, sem sincronia

Publicado em 28 de junho de 2019 às 19:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Trânsito na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, em Vitória. (Sullivan Silva)

Uma sequência de roubos de fios de cobre deixou semáforos sem funcionar em Vitória e, os que estavam em ação, acabaram ficando sem sincronia. O suficiente para prejudicar o trânsito na Capital, que já é intenso às sextas-feiras. Mas hoje o dia foi de verdadeiro caos. Desde as 10 horas da manhã o trânsito deu nó em Vitória. E assim permaneceu durante todo o dia e noite.

De acordo com a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, somente nesta sexta-feira (28) foram registrados roubos de fios de cobre — que ligam as instalações do trânsito — em seis pontos das Capital:

- Curva da Jurema,

- Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes

- Avenida Saturnino de Brito

- Praia de Santa Helena

- Rua Humberto Martins

- Centro de Vitória

De acordo com a Setran, trabalhos para tentar resolver os problemas foram iniciados desde cedo, mas não há previsão de normalidade. Para minimizar os impactos, a Guarda Municipal está presente em pontos estratégicos para orientar os motoristas.

É CRIME

A Prefeitura de Vitória reforça que depredar o patrimônio público é crime e pede ajuda da população para denunciar os casos. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 181 ou 190. O sigilo é garantido.

PROBLEMA CRÔNICO NA CAPITAL

O problema de roubo de fios de cobre é antigo, porém, neste mês de junho, a percepção é de que a situação tem piorado. Diversos foram os registros dos crimes e o reflexo direto no trânsito da Capital. Do início do ano até o dia 12 de junho, 25 ocorrências foram registradas, totalizado cerca de 4 mil metros de fios roubados. Para resolver o problema, a prefeitura gastou R$ 40 mil.

Na última segunda-feira (24), a região da Rodoviária (Avenida Elias Miguel, na Vila Rubim) foi alvo dos criminosos. O furto de fios gerou falta de sincronia dos semáforos e, consequentemente, intensos pontos de retenção em Jardim América, Cariacica; Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, Avenida Senador Roberto Kennedy, em São Torquato; Segunda Ponte e Cinco Pontes.

Já no dia 11, a Avenida Rio Branco e a Reta da Penha, na Praia do Canto, sofreram ataques de vândalos. Cabos responsáveis pelo sistema de tempo real dos sinais de trânsito foram cortados e levados pelos criminosos. Somente foi possível restabelecer o conserto cinco dias após o crime. O mesmo ocorreu novamente nas duas avenida nos dias 5 e 6 deste mês.

PRISÕES

Em maio, segundo dados da Prefeitura de Vitória, seis pessoas foram presas em flagrante furtando fios de cobre na Curva da Jurema e na Ponte da Passagem.

APÓS FURTOS, PREFEITURA ESTUDA NOVAS TECNOLOGIAS

O secretário municipal de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, acredita que há uma grande quadrilha atuando na receptação dos fios de cobre, e assim o problema dos roubos estaria longe de ter uma solução. Com isso, a administração do município estuda agora novas formas de funcionamento para os semáforos, como por exemplo, com o comando via Wi-fi. Entretanto, os estudos ainda estão na fase inicial.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais