> >
Vacina da gripe disponível em 23 postos em Cariacica e Vila Velha

Vacina da gripe disponível em 23 postos em Cariacica e Vila Velha

A semana começou com uma alta procura nos postos da Grande Vitória. Em cidades como Serra e Vitória, já não há doses disponíveis

Publicado em 3 de junho de 2019 às 22:33

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Fila para vacinar contra a gripe em São Torquato. (Patrícia Scalzer)

As vacinas contra a gripe disponibilizadas para a população em geral nesta segunda-feira (03) se esgotaram em dezenas de postos de saúde da Grande Vitória em poucas horas. Cariacica e Vila Velha informaram que ainda têm doses disponíveis, mas elas devem acabar nesta terça-feira (04) - um total de 23 postos das duas cidades. Em Serra e Viana e não há mais vacinas. Em Vitória, a aplicação será feita apenas para os agendamentos pois não há mais doses.

Logo no início da manhã, filas se formaram em unidades da Serra, mas ainda antes do meio-dia as vacinas acabaram. Já em Vila Velha, onde também houve espera para imunização, a meta foi atingida ainda durante a campanha e restaram 3.600 doses para a população em geral. Em alguns postos de saúde as vacinas acabaram durante a manhã, mas ainda há vacinas em cinco unidades de saúde.

Na unidade de São Torquato, uma longa fila se formou durante a tarde. A auxiliar fiscal Aline Stein estava há algumas horas na fila da unidade de saúde de São Torquato. Antes, ela já tinha ido em três postos de vacinação com a família mas as doses já tinham acabado. “Fui em Coqueiral, Vila Nova e Araçás e não tinha. Aqui não é garantia, demos os nomes para ver se vamos conseguir”, disse.

Lucimar Freire, dona de casa. (Patrícia Scalzer)

Quem também já estava há mais de duas horas na fila para tentar se vacinar era a dona de casa Lucimar Freire. Ela diz que o marido, mesmo fazendo parte do grupo de risco, não se vacinou pois não conseguiu marcar consulta a tempo para pegar o laudo médico.

“Estamos aguardando com nome na lista. Meu marido é diabético e precisa da vacinação. A consulta dele foi marcada para o mês sete, ele não conseguiu o laudo, vai ficar sem vacina”, contou.

A estudante Janaína Costa, 18 anos, também aproveitou para vacinar. “Esperei algum tempo mas o importante é que consegui me vacinar”, afirmou.

coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Vitória, Tatiane Comério. (Patrícia Scalzer)

Em Vitória, o agendamento da vacina para a população que não faz parte do grupo de risco começou na noite da última sexta-feira e as vagas se esgotaram no final de semana. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vitória, Tatiane Comério, sobraram 5.280 doses da campanha e explicou que mesmo que haja faltas no agendamento, não haverá novas vagas para vacinação. 

“Se for pouquíssimas faltas, acreditamos que essas doses serão guardadas para possível segunda dose das crianças que precisarão tomar, principalmente, aquelas que foram imunizadas pela primeira vez contra a gripe”, destacou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica frisou que a oferta de algumas doses para a população em geral acaba protegendo quem faz parte do grupo alvo e não se vacinou contra a gripe. “Uma vez que a pessoa está vacinada, ela pode evitar de transmitir para outros grupos mais vulneráveis ao adoecimento, como mulheres que tiveram bebês, que por algum motivo não se vacinaram”.

Em Cariacica, seis mil doses foram ofertadas nesta segunda. Ainda há vacinas disponíveis em 18 unidades de saúde. Senhas serão entregues a partir do horário de abertura das salas de vacina. A imunização vai acontecer até acabar o estoque ou até atingir o limite da capacidade de atendimento de cada unidade dentro de seu horário de funcionamento.

Locais com vacina contra gripe em Cariacica

Das 7h30 às 15h30

Bela Aurora

Bela vista

Cariacica Sede

Itapemirim

Nova Rosa da Penha II

Novo Brasil

Porto de Santana

Rio Marinho

Santa Bárbara

Santa Fé

São Francisco

Valparaíso

Itaquari

Oriente

Padre Gabriel

Operário

Das 13h às 15h

Jardim América

Locais com vacina contra gripe em Vila Velha

Das 07h às 16h

Barramares

Terra Vermelha

Ulisses Guimarães

Coqueiral de Itaparica

Vale Encantado

Este vídeo pode te interessar

As informações sobre locais com vacinas disponíveis são das prefeituras das cidades citadas. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais