> >
Vitória busca soluções para impedir os furtos de fios elétricos

Vitória busca soluções para impedir os furtos de fios elétricos

O começo de junho está sendo marcado por diversos furtos na Reta da Penha, uma das avenidas mais movimentadas da cidade

Publicado em 6 de junho de 2019 às 14:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Furto de fios é um problema recorrente em Vitória. (Vitor Jubini | GZ)

Os recorrentes casos de furtos de fios de eletricidade continuam causando problemas para a Prefeitura de Vitória. Enquanto no mês de maio alguns trechos da praça da Curva da Jurema ficaram completamente às escuras, o começo de junho está sendo marcado por diversos furtos na Reta da Penha, uma das avenidas mais movimentadas da cidade.

De acordo com um funcionário de uma empresa terceirizada responsável pela reposição da fiação, mais de 400 metros de fios foram roubados de postes às margens da Reta da Penha nos últimos três dias. A situação causou problemas para o trânsito da Capital nas manhãs de terça, quarta e nesta quinta-feira, porque os semáforos no cruzamento da Reta da Penha com a Avenida Rio Branco ficaram apagados por mais de duas horas.

Vitória busca soluções para impedir os furtos de fios elétricos

Também na madrugada desta terça-feira, o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, afirmou que três homens foram presos após furtarem fios de energia na Avenida Fernando Ferrari, próximo da Ponte da Passagem. Os três foram identificados pela Polícia Civil como José Raimundo Sales Lima, Carlos Magno Firmino dos Santos e Farley Viana Paranhos.

Bandidos subiram em árvores para furtar fios na Reta da Penha. (Eduardo Dias)

NOVA FORMA PARA GUARDAR OS FIOS

Na avaliação do secretário, a ação preventiva da Guarda Municipal para evitar os furtos fica prejudicada porque os casos ocorrem em vários pontos da cidade, muitas vezes de forma simultânea. Fronzio Calheira afirma que a prefeitura tem buscado soluções técnicas, com a participação de engenheiros, para decidir a melhor forma de armazenamento e instalação dos fios.

"Eu acredito que nós vamos ter que achar uma solução técnica, uma solução em que a maneira de fixação dos fios crie uma dificuldade para os ladrões. Esse problema tem acontecido em várias regiões da cidade. A solução para isso é uma solução de engenharia, uma solução que promova uma dificuldade para que esses fios sejam removidos", opinou o secretário.

Em relação aos furtos ocorridos na Reta da Penha, agentes da Guarda Municipal e da empresa responsável pela reposição dos fios afirmaram que o modo de atuação dos criminosos foi o mesmo durante três madrugadas seguidas. O acesso ao fio aconteceu após os bandidos subirem em árvores que ficam às margens da avenida.

GASTOS DE R$ 60 MIL NA CURVA DA JUREMA

Após os furtos realizados na região da praça da Curva da Jurema, a Prefeitura de Vitória informou que investiu cerca de R$ 60 mil para colocar novos postes no campo de futebol da praça e também para aumentar a profundidade dos eletrodutos condutores de fios elétricos no local.

Fios da iluminação do campo da Curva da Jurema foram furtados. (Eduardo Dias)

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais