> >
Eclipse solar não poderá ser visto no Espírito Santo

Eclipse solar não poderá ser visto no Espírito Santo

O fenômeno acontece desde às 13h55 (horário de Brasília) desta terça-feira (2) e torna-se visível aos países da América do Sul a partir das 16h48

Publicado em 2 de julho de 2019 às 18:39

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Eclipse solar acontece nesta terça-feira (02). (Divulgação | Nasa)

O eclipse solar não poderá ser visto em terras capixabas. A informação foi confirmada pelo Observatório de Astronomia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que explicou que o fenômeno — que ocorre quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, ocultando total ou parcialmente a luz na faixa terrestre — acontece desde às 13h55 (horário de Brasília) desta terça-feira (2) e torna-se visível aos países da América do Sul a partir das 16h48.

De acordo com a estudante de física Maria Clara Barros Stein, estagiária do observatório, as chances são inexistentes devido à posição do eclipse, que deverá contemplar as regiões sul e centro-oeste do Brasil. 

Além de Vitória, mais 12 capitais brasileiras também não terão a chance de assistir ao fenômeno. São elas: São Luís, Belém, Macapá, Boa Vista, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju, e Salvador.

ACOMPANHE AO VIVO

CONTEMPLADOS

No Brasil, o eclipse solar apenas poderá ser visto parcialmente em 14 das 27 capitais. Dentre elas, destaca-se Porto Alegre com 57% de visualização, seguida de Campo Grande (47%), Curitiba (43%) e Florianópolis (39%).

MAIOR VISIBILIDADE DO ECLIPSE NO BRASIL

Segundo o Instituto Climatempo, a maior porcentagem de visibilidade do eclipse solar desta terça no Brasil será no no sudoeste do Rio Grande do Sul, em cidades na fronteira com o Uruguai. Em Uruguaiana, 82% do disco solar vai ficar escurecido. Em Quaraí e em Santana do Livramento, esta porcentagem é de 84%.

Entre as capitais, a maior porcentagem de escurecimento do disco solar será de 58% em Porto Alegre.

Você sabia?

Este vídeo pode te interessar

Eclipses não acontecem sozinhos. Tem sempre um perto de outro. Depois do eclipse solar total de 2 de julho vai acontecer um eclipse lunar parcial entre os dias 16 e 17 de julho de 2019.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais