> >
ES entre os estados com mais mortes de crianças por acidentes

ES entre os estados com mais mortes de crianças por acidentes

São mortes por acidentes de trânsito, afogamento, sufocação, queda, queimadura e outros

Publicado em 11 de julho de 2019 às 23:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Hospital Infantil de Vila Velha. (Divulgação)

O Espírito Santo está entre os 10 Estados que registram mais mortes de crianças e adolescentes por acidentes. O número é do Datasus e foi compilado pela ONG Criança Segura. São mortes por acidentes de trânsito, afogamento, sufocação, queda, queimadura e outros. O Estado capixaba registrou 9,64 mortes a cada 100 mil habitantes de até 14 anos.

ES entre os estados com mais mortes de crianças e adolescentes por acidentes

Foram 82 mortes de crianças e adolescentes por acidentes no Espírito Santo no ano de 2017, última atualização do Datasus divulgada no último mês. Sendo 30 por acidentes de trânsito, 20 por sufocação, 14 por afogamento, 8 por queda, 3 por queimadura, 3 por intoxicação e 4 por outros.

Segundo a gestora de comunicação da ONG Criança Segura, Vanessa Machado, já houve uma redução significativa no número de mortes por acidentes nos últimos anos, mas ainda há muito a ser feito.

"Os acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Desde 2001, houve uma redução de 40% nesses índice, mas especialistas dizem que essas mortes podiam ser evitar em 90% dos casos. Ou seja, muitas crianças ainda morrem por motivos que ainda podem ser evitados".

Vanessa também lista medidas que podem reduzir o número de acidentes com crianças e adolescentes.

"Fazer campanha educativa, educar as pessoas do que pode representar o perigo. Também a utilização de equipamentos de segurança. No caso do trânsito, por exemplo, a forma mais segura de transportar uma criança no carro é usando a cadeirinha. Criação de políticas públicas e outras legislações para incentivar algumas medidas de segurança".

CUIDADOS

O presidente da Sociedade Espirito-santense de Pediatria, Rodrigo Aboudib, cita muitos dos cuidados que os pais e responsáveis devem ter com as crianças, como a posição dos bebês na hora de dormir - com a barriga para cima, o cuidado na hora de manusear panelas quentes na cozinha, a exposição de medicamentos em áreas de fácil acesso, entre outros.

"São várias as situações onde nossas crianças estão em risco. E daí é fundamental um olhar cuidadoso, atencioso, presente da família. A família é quem pode realmente abraçar essas crianças", alertou.

Este vídeo pode te interessar

Em todo o país, 3661 crianças e adolescentes morreram por acidentes no ano de 2017, sendo trânsito, afogamento e sufocação as maiores causas.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais