> >
Mais de 600 veículos estão abandonados nas ruas na Grande Vitória

Mais de 600 veículos estão abandonados nas ruas na Grande Vitória

Carros e motos estão na Grande Vitória. Só na Capital são 407

Publicado em 12 de julho de 2019 às 02:10

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Em Vila Velha, Kadett está há mais de três meses ao relento no bairro Itapoã. (Fernando Madeira)

Não é difícil encontrar veículos abandonados nas ruas ou atrapalhando o trajeto de pedestres em calçadas na Grande Vitória. São 675 carros e motos nessa situação na região. Vitória é a cidade com mais registros: 407.

Jardim Camburi lidera o ranking dos bairros do município, com 38 veículos, seguido por Maria Ortiz, com 29, e Jardim da Penha, com 21. No município, existe uma lei específica para a situação.

Mais de 600 veículos estão abandonados nas ruas da Grande Vitória

O secretário de Segurança Urbana da Prefeitura de Vitória, Fronzio Calheira, disse que, por lei, o veículo é considerado abandonado por dois motivos: estar há mais de um mês parado no mesmo local ou pela má conservação, como pintura queimada, pneus murchos e lixo acumulado embaixo.

“A denúncia deve ser feita pelo morador. Em geral, ele tem que observar se o carro está com uma aparência de abandono. O que configura isso é o estado do veículo.”

O presidente da Associação Comunitária de Jardim Camburi, Aloísio José Muruce, bairro que lidera o número de denúncias, disse que o fato é preocupante. “É preciso ver se o carro é furtado ou roubado, porque isso pode indicar que tem bandido circulando na região”.

Automóvel depredado em Jardim Camburi, bairro de Vitória com mais registros de abandonos. (Fernando Madeira)

VILA VELHA

 

Em Vila Velha, são aproximadamente 180 veículos abandonados nas vias, a maioria nos bairros Divino Espírito Santo, Grande Terra Vermelha, Gaivotas, Itaparica e Itapoã. Não foi divulgado o número por localidade.

O município também ganhou uma lei recentemente sobre esse tipo de situação. Ela classifica como abandonado o carro ou moto que possui uma série de características, como incapacidade de circulação, sem motor, pneus vazios e ausência de para-brisas.

 

“A legislação sobre carros abandonados é de setembro de 2018. Agora que temos respaldo para agir, fica mais fácil retirar os veículos das ruas”, afirma o coordenador de Fiscalização de Posturas de Vila Velha, Edmar Barbosa Junior.

O secretário de Defesa Social de Cariacica, Alexandre Ribeiro, disse que em Cariacica são 70 registros. Esse mapeamento foi feito a partir da denúncia de moradores e fiscalização de agentes. No entanto, não foi citado em quais bairros esses veículos estariam. “A secretaria age mediante denúncias”, diz.

Serra tem o menor número de carros abandonados. São 18 veículos, e os bairros com mais registros são Laranjeiras, Central Carapina e Serra Dourada – a prefeitura não detalhou números. “Percebemos que desde 2017 houve diminuição. Em todos os casos analisamos se o veículo está em estado de abandono antes de tomar providências”, disse o diretor de operação de trânsito da Serra, Marcos Viana.

CRIMINALIDADE

Para Fronzio, o veículo abandonado soma diversos problemas. “O carro roubado pode servir de esconderijo de drogas para traficantes, ou para criminosos se esconderem para cometer emboscada. É um estorvo para a comunidade”.

O diretor de Operação de Trânsito da Serra destaca que pode ainda trazer outros problemas. “O veículo abandonado pode acumular água parada e ser foco para o mosquito da dengue e até outros tipos de doenças”.

SAIBA MAIS

Vitória

A população pode denunciar pelo telefone 156. Após a denúncia, a Guarda Municipal vai ao local fazer a verificação. O proprietário é notificado e tem 48 horas para retirar o veículo. Caso o dono não seja encontrado, seu nome é publicado no Diário Oficial, tendo mais 48 horas para se manifestar. Se ninguém aparecer, o veículo é levado para um pátio da prefeitura e pode ser leiloado.

Vila Velha

A denúncia pode ser feita pelo telefone 162. A prefeitura faz a fiscalização e notifica o proprietário do veículo. O prazo de retirada é de 48 horas. Caso isso não ocorra, o carro é levado para um pátio da prefeitura. A multa chega a R$ 9 mil.

Cariacica

 

A denúncia pode ser feita no telefone 3354-5930 ou no 162. O proprietário é notificado e precisa retirar o veículo em até 48 horas. A prefeitura não possui serviço de guincho e pátio. Se o problema não é resolvido, é solicitado à Polícia Militar que o veículo seja encaminhado ao pátio dela. A multa pode chegar a R$ 2.549,20.

Serra

Este vídeo pode te interessar

A denúncia pode ser feita nos telefones 3291-4875 e 0800-283-9780 (ramal 4). A notificação não é feita de imediato. O Departamento de Operações de Trânsito da Serra vai ao local, verifica e volta três dias depois. Constatando a mesma situação, é feita a notificação ao proprietário, dando 15 dias para fazer a retirada. Se isso não acontecer, o veículo é levado para um pátio, podendo ser leiloado em até 60 dias.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais