> >
Disque-Silêncio: Grande Vitória tem duas queixas de barulho por hora

Disque-Silêncio: Grande Vitória tem duas queixas de barulho por hora

De janeiro a julho deste ano, foram 9.925 denúncias de poluição sonora em em Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha

Publicado em 21 de agosto de 2019 às 22:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Medição de barulho na Fernando Ferrari, em Vitória. (TV Gazeta)

De janeiro a julho de 2019, o Disque-Silêncio, serviço de atendimento para denúncias de poluição sonora, recebeu 9.925 queixas na Grande Vitória. O número diz respeito às denúncias feitas em Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha. Em média, são duas queixas de barulho por hora nos primeiros 212 dias do ano.

A medição do barulho tem como base a Norma Brasileira (NBR) que estipula o limite de 55 decibéis para o período diurno, das 7h às 20 horas, e 50 decibéis para o período noturno, em áreas residenciais. Os barulhos mais denunciados em todos os municípios são a respeito de festas em residências e em bares e restaurantes. Também são frequentes as denúncias de sistemas de som automotivo e igrejas.

“Apesar de parecer alto, a gente observa que o número de denúncias é constante. É praticamente o mesmo número que no ano passado. Só temos aumento em períodos de carnaval, jogos olímpicos, campeonatos de futebol”, conta a secretária municipal de Meio Ambiente da Serra, Áurea Galvão.

Essa reportagem foi escrita por participantes do Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. (Divulgação)

A Gerente de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória, Priscilla Lígia Alvarino, reforça esse ponto e observa que o número de denúncias no município só cresce em períodos festivos, como junho. "A outra hipótese para esse aumento é a criação do site e do aplicativo de ouvidoria, que acrescentou facilidade à denúncia", disse.

VILA VELHA LIDERA RANKING

Vila Velha é a campeã de denúncias. São 4.637 queixas de barulho nesse período, enquanto o segundo lugar da lista, Cariacica, registra 2.239 queixas. Vitória soma 1.828 queixas e Serra recebeu 1.221 denúncias no período.

Segundo Aldete Baptista, coordenadora de Poluição Sonora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vila Velha, o número é maior que o dos outros municípios porque o canal de reclamações funciona 24 horas por dia. 

Aspas de citação

Todas as denúncias que recebemos são registradas, mesmo que sejam barulhos que não podemos resolver

Aldete Baptista
Aspas de citação

Segundo Aldete, o fato de Vila Velha ser uma "cidade-verão" e ter uma movimentação grande de capixabas e turistas influencia diretamente no quantitativo de denúncias e explica a razão dos bairros mais barulhentos estarem na orla. O maior fluxo de chamados ocorre aos finais de semana. Em em um único sábado, os fiscais chegam a registrar 80 ocorrências. 

“O registro é feito pelo telefone 162 e chega aos fiscais ambientais que estão de plantão. Eles vão até os locais denunciados para fazer a medição. Além da fiscalização no momento da denúncia há um acompanhamento administrativo. Se houver irregularidades, a gente faz a notificação e dá sequência acompanhando os prazos para regularização", completou.

COMO FUNCIONA

Para um caso de queixa ser notificado (ou seja, ocorrer a intervenção de um fiscal para que o som abaixe) a fiscalização segue uma norma brasileira de tipos de barulho. “De acordo com o perfil do bairro, temos um número de decibéis diferente permitido. O volume permitido numa área industrial, por exemplo, é mais alto do que o de uma área residencial”, explica Adilson Teixeira, gerente de monitoramento ambiental da Prefeitura de Cariacica.

Apesar do número de denúncias, a quantidade de casos efetivamente multados é outra. Foram apenas 140 multas em Serra, Cariacica, Vila Velha e Vitória.  O objetivo principal é manter o ordenamento dos bairros e atuar na prevenção orientando pessoas e estabelecimentos.

Desta forma, a primeira abordagem é sempre orientativa, notificando que há um limite de decibéis a ser respeitado na área e verificando se o estabelecimento tem licença para o funcionamento. Em caso de locais irregulares a fiscalização também estipula um prazo para que seja feita a adequação à lei.

A multa é mais comum em casos de reincidência, descumprimento das orientações ou quando mesmo notificado, o local continua sendo alvo de reclamações. Os fiscais também levam em consideração os prazos da prefeitura para o licenciamento e acompanha o processo de estabelecimentos que tenham dado entrada nos documentos para adequação às leis.

Aspas de citação

As multas só acontecem quando a notificação é desrespeitada. Se a pessoa se recusar a abaixar o volume do som ou não interromper a festa, por exemplo

Adilson Teixeira
Aspas de citação

O valor da multa também é relativo e não é um enquadramento específico de poluição sonora. São considerados fatores como tipo de estabelecimento, o tamanho do impacto ambiental, o barulho produzido, desrespeito às notificações, entre outros.

DENÚNCIAS POR MUNICÍPIO

1) VILA VELHA

4.637 queixas e 15 multas

Bairros mais citados: Itapoã, Praia da Costa, Praia de Itaparica, Coqueiral de Itaparica e Divino Espírito Santo.

Barulhos que mais incomodam: residências, bares, condomínios, igrejas e casas de shows. Além desses, barulhos de obras também são relatados.

2) CARIACICA

2.239 queixas e 14 multas

Bairros mais citados: Campo Grande, Bela Aurora, Porto de Santana, Santa Bárbara e Bandeirantes

Barulhos que mais incomodam: residências, bares, sistemas de som automotivo, igreja e bailes funk.

3) VITÓRIA

1.828 queixas e 61 multas

Bairros mais citados: Jardim Camburi, Jardim da Penha, Praia do Canto, Centro e Maria Ortiz

Barulhos que mais incomodam: residências, condomínios, bares, restaurantes e quiosques, sistemas de som automotivo, obras e manifestações e festas em local público.

4) SERRA

1.221 queixas e 50 multas

Bairros mais citados: Novo Horizonte, Parque Residencial Laranjeiras, Vila Nova de Colares, Diamantina e Feu Rosa

Barulhos que mais incomodam: sistemas de som automotivo, residências, bares e caixas de som em local público.

 

 

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais