> >
Escolas da Serra passam por mudanças para uso de ar-condicionado

Escolas da Serra passam por mudanças para uso de ar-condicionado

Prefeitura iniciou processo de readequação elétrica nas unidades. Caberá aos diretores comprar ou não os aparelhos, de acordo com a gestão dos recursos de cada escola

Publicado em 29 de agosto de 2019 às 20:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Sala de aula de escola da rede municipal da Serra. (PMS/Divulgação)

As escolas e creches municipais da Serra vão passar por adaptação da rede elétrica para que possam receber a instalação de aparelhos de ar-condicionado. O secretário de Educação da cidade, Gelson Junquilho, reforça que o trabalho da prefeitura é adequar essas unidades, mas que caberá aos diretores a decisão de comprar ou não os aparelhos, de acordo com a gestão dos recursos de cada escola.

"A nossa parte será adequar a rede, preparar as unidades. Em geral dispomos de estabelecimentos antigos, que necessitam de instalações que suportem os aparelhos. Caberá aos diretores manejarem os recursos que recebem, procedendo à compra à medida em que for possível", iniciou.

Ainda de acordo com Junquilho, essa readequação na rede elétrica deve custar entre R$ 60 mil e R$ 70 mil por unidade escolar. Hoje o município conta com 139 instituições de ensino, entre escolas e unidades de educação infantil.

Para o secretário, a condição climática atual exige medidas de controle do calor para garantir a qualidade do ensino, sendo que um ventilador na sala de aula já não é mais suficiente, segundo ele.

"Está ficando muito quente. Cinco anos atrás não se pensava nesse calor todo. No momento estamos fazendo levantamento do consumo mensal de energia e preparando pessoas para pensar em utilização racional. O consumo deve aumentar em 10 ou 15% com ar-condicionado", comentou.

Nas 139 instituições de ensino da rede municipal estudam 67 mil alunos. "Será um esforço gigantesco readequá-las. O número exato de aparelhos de ar-condicionado não conseguimos precisar, já que varia de escola a escola, sendo que algumas têm 16 salas, outras 20, etc. O que o município garante é a preparação da rede elétrica, que deve tomar o ano que vem inteiro ainda. Começamos neste ano e já há cerca de 20 escolas aptas a comprarem os aparelhos", concluiu. 

Segundo o prefeito da cidade, Audifax Barcelos, os investimentos começaram na João Paulo II, em Jardim Carapina, mas vão alcançar todas as escolas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais