> >
Nevoeiro de radiação envolve o céu no ES nesta terça-feira

Nevoeiro de radiação envolve o céu no ES nesta terça-feira

Fenômeno acontece quando o ar sobe mais quente, resfria na madrugada e se condensa, formando um nevoeiro nas camadas mais perto da superfície, segundo meteorologista

Publicado em 25 de agosto de 2019 às 05:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Dia amanheceu com o sol encoberto na Grande Vitória. (Vanda Lopes)

O céu da Grande Vitória amanheceu com uma nebulosidade que chamou a atenção das pessoas nesta terça-feira (20). Para saber o que aconteceu a reportagem do Gazeta Online procurou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e descobriu que se trata de um nevoeiro de radiação que tomou conta do céu.

De acordo com a meteorologista Marlene Leal, o nevoeiro de radiação se forma quando o ar sobe mais quente, resfria na madrugada e se condensa, formando um nevoeiro nas camadas mais perto da superfície.

Aspas de citação

Esse ar mais quente subiu, se resfriou e retorna condensado, formando o nevoeiro de radiação. É como uma nuvem mais perto da superfície

Marlene Leal, meteorologista
Aspas de citação

“Esse nevoeiro de radiação, que tem aparência de fumaça bem branca, se formou por conta do ar quente desta segunda-feira (19), quando a temperatura chegou a 32ºC em alguns locais de Vitória. Esse ar mais quente subiu, se resfriou e retorna condensado, formando o nevoeiro de radiação. É como uma nuvem mais perto da superfície”, explicou.

EM SÃO PAULO, CÉU FICOU PRETO

Em São Paulo, o céu da cidade escureceu e transformou o dia em noite nesta segunda-feira (20). No entanto, lá o fenômeno foi diferente do que ocorreu na Grande Vitória, no Estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou a sites nacionais que lá o tempo ficou fechado e úmido porque a cidade ficou “dentro de uma nuvem” devido à atuação de três massas de ar com temperaturas diferentes.

Este vídeo pode te interessar

Já o Instituto Climatempo informou a uma rádio que o céu preto de São Paulo teria relação, também, com a fumaça de intensos incêndios que ocorrem nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais