> >
Operação Ponto Cego: Justiça volta a negar liberdade para advogadas

Operação Ponto Cego: Justiça volta a negar liberdade para advogadas

As advogadas estão presas por suspeita de associação para o tráfico, por colaborar como informante com grupo criminoso e promover ou integrar organização criminosa

Publicado em 26 de agosto de 2019 às 22:07

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Advogadas presas pelo Nuroc por auxiliarem faccoes criminosas. Elas escreviam cartas com recados de bandidos para facções no ES. (Ricardo Medeiros)

Uma nova liminar pedindo a soltura das advogadas Luezes Markelle da Silva Rocha Izoton e Gabriella Ramos Acker foi negada pelo Tribunal de Justiça na tarde desta segunda-feira (26). O pedido havia sido feito pela Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Espírito Santo (OAB-ES), por intermédio de um habeas corpus.

Na última sexta-feira, um outro pedido de libertação da advogada Luezes, solicitado pelo advogado Ailton Ribeiro da Silva, havia sido rejeitado. Na decisão desta segunda-feira (26), o desembargador Adalto Dias Tristão negou a segunda liminar com o argumento de que já havia feito o mesmo em relação ao outro pedido e que o decreto de prisão estava fundamentado e que por isso mantinha a  decisão.

O desembargador recomendou ainda para o Juízo que acompanha o caso para garantir que as advogadas presas permaneçam em sala separada dos demais presos, em condições de salubridade e higiene por serem advogadas, segundo o que determina a lei.

A Comissão de Prerrogativas, por intermédio dos advogados Eduardo Sarlo, Camila Brunhara, Lara dias de Abreu e João Paulo Marciano solicitaram em um Habeas Corpus, a liberdade para as advogadas, ou a prisão domiciliar, ou que elas fossem transferidas para o Quartel da Polícia Militar, em Maruípe. Os três pedidos foram negadas e elas vão ser mantidas no Presídio Feminino de Cariacica.

As advogadas estão presas em cumprimento a mandado de prisão preventiva em decorrência de diversos crimes, entre eles: associação para o tráfico de drogas, por colaborar como informante com grupo criminoso e promover ou integrar organização criminosa.

OPERAÇÃO

Luezes e Gabriella foram presas na última terça-feira (20) na fase 1 da Operação Ponto Cego, realizada pelo Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas (Nuroc). Elas são suspeitas de coletar e transmitir bilhetes de lideranças criminosas detidas no sistema prisional capixaba.

Este vídeo pode te interessar

Segundo as investigações da Polícia Civil, os bilhetes eram enviados para os comparsas que estavam fora da prisão para a execução de diversas tarefas criminosas, como o pagamento de armas de fogo, coação de testemunhas em processos criminais, compra e venda de entorpecentes, e até simulação de estado civil para mulheres fazerem trabalho de troca de informações.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais