> >
Carteira estudantil digital promete reduzir o número de falsificações

Carteira estudantil digital promete reduzir o número de falsificações

O ID Estudantil é um novo sistema totalmente digital que será lançado em 82 dias pelo Ministério da Educação

Publicado em 16 de setembro de 2019 às 20:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Modelo da tela do ID Estudantil. (DIVULGAÇÃO/ MEC)

Uma nova Identidade Estudantil Digital promete evitar fraudes. Isso porque a partir ao uso do ID Estudantil, cada aluno que solicitar a carteira de estudante pelo sistema do Ministério da Educação (MEC), terá seus dados checados por meio da base de dados do Governo Federal.

O ID Estudantil, é uma nova versão da "carteirinha de estudante", agora totalmente digital, que valerá para estudantes da educação básica, tecnológica e superior. A partir do cadastro online, todos os dados fornecidos por cada aluno será checado e o documento só será gerado após a confirmação das informações, assim será possível evitar falsificações.

O novo sistema 100% digital e gratuito, ainda é opcional. Para o uso do ID Estudantil na entrada em eventos pagando meia entrada, o aluno deverá abrir o aplicativo, que será lançado em cerca de 82 dias, e apresentar o QR Code que aparece na tela, assim como é feito atualmente com a carteirinha física.

Em entrevista a Rádio CBN Vitória, na tarde desta segunda-feira (16), o Secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Lima citou, que a longo prazo a confirmação da veracidade do registro poderá ser feita já no ato da compra dos ingressos, não sendo necessária a apresentação do documento na entrada dos eventos.

Entrevista - Fabio Botacin - Arnaldo Lima - 16-09-19

O secretário afirmou também, que apesar do alto investimento, para a instalação desse sistema, o retorno será ainda maior para a economia do país, dada a redução das falsificações bem como as pequenas corrupções pelo uso do documento.

O SISTEMA

O cadastro prévio dos estudantes de todo país, poderá ser feito na página do ID Estudantil na internet. A identidade terá validade por todo o período de estudos do aluno e será cancelada automaticamente, após o fim do registro de matrícula em cada instituição. Para menores de 18 anos é necessário o registro dos dados também dos responsáveis. 

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais