> >
Incêndio na Vila Rubim está controlado, diz Corpo de Bombeiros

Incêndio na Vila Rubim está controlado, diz Corpo de Bombeiros

Apesar do incêndio ter sido controlado, os bombeiros ainda estão no local para o combate às chamas; corporação foi acionada por volta das 15h50 desta sexta-feira (20)

Publicado em 20 de setembro de 2019 às 21:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Incêndio na Vila Rubim, Vitória. . (Carlos Alberto Silva)

Por volta das 20h30 desta sexta-feira (20), o Corpo de Bombeiros informou que o incêndio que destruiu uma loja de couros na Vila Rubim nesta tarde, no Centro de Vitória, foi controlado. Em um relatório parcial, a corporação informou que foi acionada por volta das 15h50. Um total de 40 bombeiros com carro pipa e viaturas administrativas estiveram no local. O depósito da loja também foi atingido pelas chamas.

Além do Corpo de Bombeiros, participaram da ocorrência a Polícia Militar, a Cesan, a Guarda Municipal e Prefeitura de Vitória, EDP Escelsa e a Defesa Civil da capital. De início, como estratégia, a equipe isolou a região e evacuou o local. Foram montadas duas frentes de combate do incêndio, totalizando 9 linhas de combate — sendo seis na parte da frente da loja e três linhas de ataque na parte de trás.

As ações de combate continuam abasteendo os caminhões no hidrante em um posto de combustível localizado em frente ao prédio. A EDP desenergizou as linhas do entorno e o compressor sobre a carreta no local reabastece os cilíndros. "As ações de combate estão focadas na extinção do incêndio da edificação. Nesse momento incêndio encontra-se confinado dentro da edificação sinistrada. Incêndio sob controle", diz o relatório.

LOJA NÃO TINHA ALVARÁ DO CORPO DE BOMBEIROS

A loja de couros e tecidos que pegou fogo não tem alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros. A informação foi confirmada pelo tenente-coronel Carlos Wagner Borges. O local está sem alvará desde 2017. Questionado se esse tipo de estabelecimento precisa de autorização especial para armazenar o material, ele explicou.

"Não tem autorização especial, mas precisa cumprir tudo aquilo que o Corpo de Bombeiros determina para que venha ter o alvará. São várias exigências como, por exemplo, rota de fuga, extintores de incêndio. Dependendo do tamanho da loja, sistema hidráulico preventivo. Essa loja não tinha o alvará desde setembro de 2017", detalhou.

INICIALMENTE NÃO HÁ RISCO DE DESABAMENTO

O Corpo de Bombeiros informou, por meio de nota, que o prédio vizinho à loja que pegou fogo "inicialmente, não tem risco de desabamento"

À reportagem, que está no local, na Avenida Duarte Lemos, bombeiros informaram que a estrutura do prédio poderia ser comprometida devido às altas temperaturas das chamas que consumiram a loja. A Corporação, no entanto, informou que, após análise das equipes, foi constatado que o prédio vizinho à loja de couros atingida pelas chamas não foi afetado e não foi detectado, inicialmente, risco de desabamento. "A estrutura passará por análise estrutural após o término do combate ao fogo".

A Defesa Civil de Vitória também informou que uma equipe de engenheiros deve retornar ao local neste sábado (21) para análise das estruturas do prédio.

"O CONSOLO É QUE NENHUMA VIDA FOI PERDIDA", DIZ DONO

Amparado por familiares, funcionários e amigos, o dono da loja de couros, tecidos e decorações que foi atingida pelo incêndio agradeceu a Deus por ninguém ter ficado ferido. “Tudo isso é muito doloroso porque são 40 anos de trabalho que a gente sabe que não vai conseguir recuperar. Mas fica ainda um consolo que nenhuma vida foi perdida”, disse o comerciante Moisés Alves da Cruz.

20/09/2019 - Incêndio na Vila Rubim, Vitória. Fotos: Carlos Alberto Silva. (Carlos Alberto Silva)

Este vídeo pode te interessar

A loja conta com 22 funcionários. Segundo Moisés, quando perceberam que as chamas tinham atingido o imóvel, todos saíram do estabelecimento. Uma das suspeitas é de que o foco tenha iniciado na parte dos fundos da loja.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais