> >
Novo observatório astronômico começa a ser construído em Venda Nova

Novo observatório astronômico começa a ser construído em Venda Nova

O novo observatório fica localizado no Alto Caxixe, a 1.210 metros de altitude, de onde é possível ver a Pedra Azul, o Parque Forno Grande e o Pico da Bandeira

Publicado em 14 de setembro de 2019 às 16:35

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Venda Nova do Imigrante vai ganhar o novo observatório astronômico do ES. (Divulgação/Ufes)

A cidade de Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana do Espírito Santo, vai receber o novo observatório astronômico do Espírito Santo. As obras começaram em meados de agosto e têm previsão de término em outubro. O novo observatório fica localizado no Alto Caxixe, a 1.210 metros de altitude, de onde é possível ver a Pedra Azul, o Parque Forno Grande e o Pico da Bandeira. 

Um convênio entre o Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) da Ufes e a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante tornou possível a construção do mais novo observatório astronômico do Espírito Santo. Após a entrega do prédio, o GOA fará a instalação dos equipamentos em um prazo estimado de seis meses.

O coordenador do GOA, Marcio Malacarne, afirma que a parceria foi uma das propostas de interiorização do projeto, que buscou um local longe da poluição luminosa para a instalação de um observatório operado totalmente de forma remota, o que é um fato inédito no Brasil.

Este vídeo pode te interessar

“Com o novo observatório, poderemos ampliar pesquisas na área de Astronomia, como ocultações de estrelas, astrometria no sistema solar, fotometria de supernovas, entre outras”, afirma Malacarne.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais