> >
Novos cortes na Educação: mais 1,1 mil bolsas suspensas na Ufes

Novos cortes na Educação: mais 1,1 mil bolsas suspensas na Ufes

Todas os benefícios pagos com recursos da universidade foram suspensos. Alunos de graduação que eram contemplados com os recursos já não vão receber a verba deste mês

Publicado em 2 de setembro de 2019 às 22:07

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Reitoria da Ufes, no campus de Goiabeiras: a administração central suspendeu bolsas de pesquisas na graduação. (Fernando Madeira)

Os cortes impostos pelo Ministério da Educação (MEC) às instituições federais de ensino têm um novo impacto na Ufes: 1,1 mil benefícios do Programa Integrado de Bolsas (PIB) foram suspensos, entre os quais os que estão vinculados aos Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Paepe) I e II, à Iniciação Científica e à Extensão. O investimento mensal no programa de bolsas era de R$ 500 mil. 

Novos cortes na Educação - mais 1.1 mil bolsas suspensas na Ufes

O anúncio foi feito pelo portal da universidade, ressaltando que a administração central havia tomado a decisão em meio a um sentimento de "pesar e indignação" e que não teve alternativa, uma vez que a Ufes não obteve do MEC garantias de cumprimento do orçamento aprovado para 2019. 

"O PIB é uma política exitosa, que há décadas contribui para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por entender que essa política é fundamental para a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social, a Administração Central da Ufes destaca que trata-se de uma medida extrema", frisa a instituição, no site. 

De acordo  com a Secretaria de Comunicação da Ufes, até o momento o pagamento estava em dia, mas não há recursos para continuar com as bolsas e a suspensão é imediata. Isso significa dizer que, já em setembro, os alunos da graduação não terão mais recursos provenientes dos benefícios. 

O auxílio, em torno de R$ 400 por aluno, é o que ainda mantém muitos dentro da universidade porque ajuda a custear parte de suas despesas. A Ufes acrescenta que continua negociando com o MEC a recomposição do orçamento para que possa retomar o programa. 

PÓS-GRADUAÇÃO

O MEC também anunciou nesta segunda-feira (2) o corte de mais 5.613 bolsas de pós-graduação que seriam ofertadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em setembro. O congelamento, que passa a vigorar a partir deste mês, soma-se a outras 6.198 bolsas que haviam sido bloqueadas no primeiro semestre de 2019. Ao todo, isso corresponde a 5,57% do total de vagas ofertadas pelo sistema neste ano.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Ufes, Neyval Costa Reis, disse que a universidade ainda não foi informada sobre o tamanho do impacto desta vez. A instituição também não teve acesso ao sistema para avaliar a dimensão dos cortes. 

Este vídeo pode te interessar

Há pouco mais de um mês,  numa outra área de cortes, foi anunciado que cerca de 100 pesquisadores da Ufes poderiam ser prejudicados com a suspensão do edital para bolsas especiais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais