> >
Simulador usado no caso Kauã e Joaquim vai ajudar perícia na Vila Rubim

Simulador usado no caso Kauã e Joaquim vai ajudar perícia na Vila Rubim

Além do simulador, equipe da perícia do Corpo de Bombeiros também utiliza drone para ajudar a mapear o local do incêndio. Resultado da investigação deve sair em até 30 dias

Publicado em 24 de setembro de 2019 às 12:59

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O Corpo de Bombeiros começou na manhã desta terça-feira (24) a investigar as causas do incêndio na loja de couros na Vila Rubim, em Vitória, que aconteceu na última sexta-feira (20).

Em entrevista à Rádio CBN Vitória, o Comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Scharlyston Paiva, adiantou que além de drones, a corporação utiliza um simulador computacional para chegar ao ponto de origem do incêndio. Este último equipamento já foi utilizado pela perícia para a elucidação do crime que envolveu a morte dos irmãos Joaquim e Kauâ, filhos de pastores, em Linhares, em 2018.

Com o equipamento, as declarações de testemunhas, informações sobre tamanho da área, metragem, fotos e vídeos serão computadorizados em um sistema que gera uma simulação.

Simulador usado no caso Kauã e Joaquim vai ajudar perícia na Vila Rubim

"O simulador computacional é fundamental para fazer os testes de hipótese. A investigação de incêndio hoje é toda realizada com base numa metodologia científica. A gente faz o descarte das hipóteses, que vai da menos favorável até a causa de fato da origem desse incêndio. O simulador consegue fazer esses testes. Se não for na parte frontal, ele consegue descartar. Ele vai descartando as hipóteses para indicar o caminho do fogo", explica o comandante.

Equipe dos Bombeiros trabalham no local incendiado no Centro. (Caíque Verli)

Dois carros da perícia da corporação chegaram ao local por volta das 10h40 desta terça. A equipe é composta por cinco investigadores e dois auxiliares e utiliza um drone para captar imagens e mapear o estrago.

Aspas de citação

A perícia tem o objetivo de descoberta de origem, causa e do comportamento do fogo na estrutura

Tenente-coronel Scharlyston Paiva, comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros do ES
Aspas de citação

Os investigadores começaram também a colher depoimentos de testemunhas do incêndio. Os depoimentos são informais e as testemunhas não são obrigadas a falar, mas são importantes para identificar a dinâmica do incêndio. Além disso, os militares analisam os escombros e dividem a área em quadrantes para facilitar a investigação. Caso seja necessário, a equipe pode retornar ao local outras vezes para coletar mais evidências. 

Para os bombeiros, a hipótese inicial é de que o fogo começou no depósito da loja, que tinha couro, espuma e outros materiais inflamáveis. 

O Corpo de Bombeiros tem até 30 dias para concluir a investigação, mas esse prazo pode ser prorrogado. Parte da rua onde fica a loja segue fechada para a passagem de carros. A previsão é de que a Defesa Civil Municipal libere o trânsito ainda nesta terça-feira após o dono da loja terminar de retirar os entulhos.

Este vídeo pode te interessar

Bombeiro segura drone utilizado na perícia do incêndio na Vila Rubim. (Caíque Verli)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais