Notícia

Projeto OportunidadES vai abrir 80 mil vagas em cursos de qualificação

Expectativa é de que os primeiros editais sejam divulgados em meados de janeiro

Curso na área de maquiagem está entre as ofertas
Curso na área de maquiagem está entre as ofertas
Foto: Divulgação / Secti

O Projeto OportunidadES vai oferecer 80 mil vagas em cursos de qualificação em 2018. Deste total, 30 mil serão em aulas presenciais e 50 mil na modalidade online. É bom lembrar que as aulas são de graça para a população e as vagas deverão ser oferecidas ao longo do próximo ano.

A informação é do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Vandinho Leite. Os números, segundo ele, foram baseados no total de qualificações feitas este ano, que deve chegar na casa de 70 mil, pois ainda há turmas em andamento.

A expectativa é de que os primeiros editais sejam divulgados a partir de 15 de janeiro. A aulas devem começar a partir do dia 30.

“No ano que vem, a nossa ideia é atender 80 mil pessoas. Somente nos três primeiros meses de 2018, deverão ser 20 mil vagas. Também estamos trabalhando para oferecer novos cursos para aprofundar ainda mais as áreas fortes do projeto que são a de alimentação e beleza. Em 2017, nossa meta era qualificar 40 mil pessoas, marca esta que foi superada. O OportunidadES é o maior projeto de qualificação profissional do Estado”, diz o secretário.

Ao todo, são mais de 100 cursos em diferentes áreas de atuação: Moda e Beleza, Saúde, Serviços, Gastronomia e Negócios Digitais. Para chegar a essa definição, foi estudada uma metodologia fornecida pelo Sebrae sobre quais são as áreas para melhor se empreender em 2017.

“Os cursos foram escolhidos de maneira que as pessoas possam abrir o próprio negócio ou conseguir um emprego”, explica Vandinho Leite.

Os cursos presenciais têm carga horária de 40 horas e 60 horas, o que resulta de um mês a três meses de estudos. Nos cursos a distância a carga horária é de 80 horas. As aulas são ministradas por professores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.

Para o próximo ano, o projeto deve ter mais novidades. Só para se ter uma ideia, na área de gastronomia, haverá aulas para cozinha funcional, tortas trufadas, doces caseiros, entre outros. Já para o setor de estética, haverá chances para preparação de penteados, tranças e unhas em gel.

Os requisitos para participar os cursos são ter idade mínima de 16 anos e morar no bairro ou município onde o curso é realizado.

Mais de 68 mil pessoas qualificadas

O Projeto OportunidadES ofereceu até novembro de 2017 68.113 vagas, sendo 20.010 em cursos presenciais e 48.103 na modalidade on-line. A meta inicial da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), responsável pela iniciativa, era de qualificar 40 mil pessoas nas duas modalidades.

Ao todo, 47 bairros da Grande Vitória foram contemplados com o projeto.

O secretário titular da pasta, Vandinho Leite, destacou que o objetivo principal do programa é incentivar a economia criativa e oferecer opções de qualificação para população.

O projeto não vai ofertar mais vagas em 2017 para seguir o calendário escolar e retornará em janeiro.

OS CURSOS

NOVOS CURSOS PRESENCIAS

Ambiente e Saúde: Noções de primeiros socorros; aux. de saúde; noções básicas de podologia; aux. veterinária e pet shop.

Gastronomia: Bolo no pote; cozinha fitness; cozinha funcional; mini sobremesas para buffet; a arte na gastronomia: o preparo de bem-casado; tortas trufadas; doces cristalizados; biscoitos caseiros.

Eventos: Cerimonialista.

Gestão e negócios: Qualidade no atendimento.

Segurança: Segurança no trabalho

Estética: Tranças; preparação de penteados; unhas de gel.

Gestão e Negócios: Auxiliar de recursos humanos

NOVOS CURSOS ONLINE 

Serviços: Marketing pessoal e etiqueta profissional; telemarketing.

Saúde: Auxiliar de veterinária e petshop; cuidador infantil.

Negócios Digitais: Excel avançado; informática para micro e pequenas empresas; informática para educadores; arduino básico e 5 projetos.

Moda e Beleza: Automaquiagem II; design de sobrancelhas.

CURSOS QUE PERMANECEM EM 2018

 

 

Ambiente e Saúde: Cuidador de idosos; cuidador de crianças; atendente de farmácia; maquiagem básica; maquiagem avançada.

 

 

Desenvolvimento educacional e social: inglês básico; inglês intermediário; inglês para comércio exterior; matemática essencial; redação oficial.

Gestão e Negócios:  Vendedor; almoxarife; auxiliar de rotinas administrativas; auxiliar de logística e armazenagem; empreendedorismo: criando e planejando negócios; gestor de condomínio;

Informação e Comunicação: Iluminação básica; desenvolvimento de sites; editor de vídeos; excel básico; fotografia; informática básica para windows; informática básica para LibreOffice; informática avançada; instalador de redes de computadores; operação de câmera; técnicas de vídeos para youtube;

Produção Cultural e Design: Bordado em tecido; confecção de bijuterias; confecção de bolsa; confecção de maquete para bolo; costura; customização de roupas para bebês; customização: transformando roupas usadas em peças novas; · design de sobrancelhas; decoração de unhas; decoração de vitrines; desenhista de moda; linha moda praia; modelagem de vestido de noivas e festas

 

 

Produção Industrial: Auxiliar de logística e produção;

 

 

Segurança: Agente de portaria;

 

 

Hospitalidade e Lazer: Camareira; decoração de festas; decoração de festas avançado; garçom; · organização de eventos; recepcionista; recepcionista para eventos.

 

 

Produção Alimentícia: 

Auxiliar de confeitaria; bolos artísticos; confeitaria básica; confeitaria avançada; doces para festas; panificação; preparação de coffee break; preparação de massas caseiras; preparação de saladas.

Ver comentários