> >
Novo método de recrutamento de estágio propõe 'match' com estagiário

Novo método de recrutamento de estágio propõe "match" com estagiário

Termo conhecido por plataformas e aplicativos de relacionamentos, agora também serve para recrutamento de estágio

Publicado em 22 de agosto de 2018 às 19:50

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vale criou um novo método de recrutamento e propõe "match" entre estagiário e empresa - o termo ficou conhecido por conta do aplicativo de relacionamentos, o Tinder. (Divulgação)

Quem pensa que só é possível dar "match" no aplicativo de relacionamento com aquele "contatinho", pode estar muito enganado... É que as empresas estão inovando e buscando outros métodos para recrutar estagiários - uma delas é a Vale, que é dona de um dos processos seletivos mais concorridos do Brasil.

A empresa anunciou nesta quarta-feira (22) a abertura de um novo processo, em que, em um método curioso e diferente, a proposta é que haja um alinhamento maior entre os valores do candidato e da empresa - ou seja, eles estão à procura do "match" perfeito. São oferecidas 204 vagas no Espírito Santo e um total de mais de 600 vagas em seis estados. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de setembro pelo site da empresa.

Em um podcast, o co-fundador da empresa de recrutamentos 99jobs explica o funcionamento do novo método usado pela Vale. "Quanto mais você entende o que você tem de bom e bacana, você vai ao mercado buscando esse tipo de profissional. Ele tente a se frustar menos porque tende a pensar que aquilo foi justamente uma procura dele", detalhou.

PROCESSO SELETIVO DA VALE

O processo seletivo contará com quatro etapas. Durante a inscrição, o candidato deverá preencher um formulário chamado "escala de crenças", em que vai informar quais são os seus valores pessoais. Esses dados serão cruzados com o valor da empresa que, se tiver interesse no candidato, ele passa pra próxima etapa.

O estudante também vai participar de testes online de raciocínio lógico e inglês, uma entrevista em vídeo e outra entrevista final. Alunos de nível superior que estejam nos dois últimos anos de curso, ou seja, com formatura prevista entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020 podem se candidatar.

Na última edição do programa, em 2017, a relação foi de 153 candidatos por vaga. Os selecionados que passarem no processo iniciarão o estágio a partir de janeiro de 2019 e receberão bolsa-auxílio mensal de até R$ 1.375,00 (os valores variam dependendo do curso, técnico ou superior, e da carga horária), assistência médica e seguro de vida.

CURRÍCULO IMPRESSO "FORA DE MODA"

Em entrevista ao Gazeta Online por telefone, a empresa Selecta - que é especialista em recrutamento de estágio e empregos - explicou como funcionam os processos até a contratação do estagiário. Sharla Bitencourt, diretora-técnica da empresa, disse que são várias etapas, e que, de início, o candidato não pode ter preguiça e precisa de paciência para se cadastrar no site.

"O cadastro é longo porque buscamos que o candidato coloque o maior número de informações e características pessoais possíveis. Depois fazemos um filtro com palavras-chave. É bem diferente do currículo impresso que tem que ser mais compacto. Acredito que hoje as empresas quase não contratam por meio do documento impresso", avaliou.

Este vídeo pode te interessar

Sharla explicou que a primeira etapa exigida pela empresa é que o candidato elabore um vídeo falando um pouco sobre a experiência profissional que já teve, coisas que gosta de fazer, como se considera como profissional. Depois, é encaminhado para o candidato vários cases da empresa em que ele quer se candidatar. "A proposta é que ele mostre como resolveria o case. Aí conseguimos ver um pouco a aderência, missão e valores da empresa... Se tem a ver com as informações que ele oferece", completou.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais