> >
Samarco deve abrir 300 vagas de emprego com retomada no ES

Samarco deve abrir 300 vagas de emprego com retomada no ES

As vagas serão disponibilizadas nas áreas contábil, de meio ambiente, saúde e segurança, financeiro, operadores, inspetores, engenheiros e outros

Publicado em 9 de abril de 2019 às 20:48

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Portaria da Samarco: empresa depende de liberação de secretaria para retomar atividades. (Vitor Jubini)

A Samarco deve abrir cerca de 300 emprego com a previsão de retomada das atividades para o segundo semestre de 2020. A informação foi divulgada por representantes da empresa durante uma reunião interna na Câmara Municipal de Mariana, em Minas Gerais. As atividades da mineradora estão interrompidas desde novembro de 2015, após o rompimento da barragem de Fundão, na cidade mineira. 

As oportunidades de emprego serão para diferentes setores da empresa, como as operacionais e de suporte, segundo informou o gerente de Licenciamento e Meio Ambiente da Samarco, Marcio Perdigão.  As vagas serão disponibilizadas nas áreas contábil, de meio ambiente, saúde e segurança, financeiro, operadores, inspetores, engenheiros e outros.

Samarco deve abrir 300 vagas de emprego com retomada no ES

Segundo a comunicação da Câmara de Mariana, as vagas serão ofertadas aos poucos. Informações como inscrição e remuneração ainda não foram divulgadas, devido ao processo ainda não ter sido aberto. Também na reunião, o representante da Samarco informou que a mineradora trabalha para retomar as atividades de forma gradativa, com 26% da capacidade de produtiva. 

ATIVIDADES PARALISADAS

A enxurrada de rejeitos (a barragem abrigava cerca de 5,6 milhões de m² de lama), causou a morte de 19 pessoas e devastou, principalmente, o distrito mineiro de Bento Rodrigues. O Rio Doce também foi um grande atingido no desastre ambiental. Após os rejeitos percorrerem 500 quilômetros pelo rio, a lama chegou ao Espírito Santo e provocou prejuízos também em Colatina, Baixo Guandu, Linhares e São Mateus. 

Em Anchieta, onde houve o fechamento da sede da mineradora, o desastre ambiental impactou diretamente as finanças da cidade. É que o Produto Interno Bruto (PIB) do município caiu 73,7% em 2016. A economia do Estado retraiu em 9,6% no mesmo período.

RETOMADA

Após o rompimento de outra barragem, desta vez em Brumadinho, em janeiro deste ano, pertencente à mineradora Vale, houve a suspensão do licenciamento de todas as barragens no Estado mineiro. Por isso, a Samarco diz que trabalha para retomar as operações sem barragem, por adoção de novas tecnologias.

Em outubro de 2018, a mineradora iniciou as obras de Cava Alegria Sul, onde aplica as novas medidas, que consistem, por exemplo, em um sistema de filtragem que permite o reaproveitamento dos recursos hídricos. "A água retirada dos rejeitos será recirculada para os processos operacionais da empresa, o que reduz a captação externa", diz a nota da Samarco. 

Para que a empresa retome as atividades, é necessária a liberação da Licença de Operação Corretiva (LOC) pela a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad). "A Samarco propôs apresentar uma adequação no sistema de disposição de rejeitos (SDR), utilizando apenas a cava, sem construção de qualquer barramento", diz a secretaria. A nota diz, ainda, que a previsão de finalização da análise técnica e deliberação pela Câmara Técnica do Copam é para o primeiro semestre de 2019.

O QUE SIGNIFICA A LIBERAÇÃO

Se o requerimento de licença é apresentado quando o empreendimento está na fase de instalação ou operação, diz-se que ocorre o licenciamento corretivo. "Nesse caso, dependendo da fase em que é apresentado o requerimento de licença, tem-se a licença de instalação de natureza corretiva (LIC) ou a licença de operação de natureza corretiva (LOC)", explica a nota da secretaria. 

No caso da Samarco, como a empresa já tinha a permissão e perdeu todas as licenças após o desastre, o enquadramento é feito como LOC.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais