> >
Prefeituras do ES terão concurso com mil vagas para saúde

Prefeituras do ES terão concurso com mil vagas para saúde

Agentes comunitários de saúde devem ser contratados ainda este ano. Governo também terá concurso para segurança

Publicado em 25 de setembro de 2019 às 18:11

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Agentes de Saúde de Vitória. (Edson Chagas)

As prefeituras* do Estado vão abrir concursos públicos para preencher mil vagas na área da saúde. As oportunidades serão para agentes comunitários. Além disso, o governo do Estado deve abrir seleção para as polícias civil e militar, além do Corpo de Bombeiros. A informação é do secretário de Saúde, Nésio Medeiros.

[*ERRAMOS: inicialmente informamos que o concurso era promovido pelo governo do Estado. Porém, o Executivo estadual não é o responsável pela seleção - e sim as prefeituras. Atualizamos a informação às 22h30 do dia 2 de setembro]

“O Ministério da Saúde autorizou recentemente a ampliação de mais de mil equipes de agentes comunitários e 389 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Os municípios têm até janeiro para se adequar”, informou Medeiros durante o lançamento do Plano Plurianual do Estado, nesta segunda-feira (2). O governo do Estado está intermediando a unificação do concurso para as prefeituras com parceria da Ufes.

O salário desses profissionais é de R$ 1.250. O valor é pago pelo governo federal (95%) e municípios. “A lei federal determina que a contratação desses agentes seja feita por meio de processo seletivo. A exigência era o ensino fundamental, mas, com as novas regras, o requisito passou a ser o ensino médio”, comentou.

SEGURANÇA PÚBLICA

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, disse que também há intenção de fazer concurso público anualmente para Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar para suprir as vagas das pessoas que se aposentaram. No entanto, ele não detalhou quantas seriam.

“Já temos concursos públicos em andamento. A intenção não é ampliar o número de vagas, mas repor aquelas que forem surgindo com as aposentadorias” , disse.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais