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Especialista dá dicas de como aumentar as vendas pela internet

Fernando Ranieri reforça que não basta ter site. É preciso também marcar presença com o cliente

Evento da Ative, na Rede Gazeta, destacou a importância da presença e atuação das empresas no ambiente digital
Evento da Ative, na Rede Gazeta, destacou a importância da presença e atuação das empresas no ambiente digital
Foto: Guilherme Ferrari

A presença das empresas no meio digital já é um dos principais requisitos para o sucesso das vendas. Afinal, é na internet que grande parte dos consumidores brasileiros está ou já passou antes de fechar um negócio. Mas não basta criar um site ou investir em redes sociais. Para fisgar o cliente, as empresas precisam estar presentes na hora que o consumidor busca pelo serviço.

Para o gerente de Parcerias Estratégicas do Google, Fernando Ranieri, que esteve ontem em um encontro promovido pela Ative, empresa da Rede Gazeta, a internet é o mundo real e requer uma atenção especial.

Confira a entrevista:

Quais os primeiros passos para o empreendedor se inserir no mundo digital?

Primeiro, é importante destacar que ficar fora da internet é ficar longe do público e de possíveis clientes. Por isso, o primeiro passo é estudar esse ambiente, buscar informações de como atuar com presença digital para poder ficar próximo aos clientes e entender como ajudá-los a resolver os problemas e as necessidades. A partir daí, entendendo mais sobre a internet, é preciso ter um site, lembrando da importância de pensar na usabilidade pelo celular e depois ter presença nas redes sociais. Isso tudo sempre com conteúdos de qualidade, que vão posicionar melhor a empresa e sua abrangência.

Quais os detalhes precisam ser observados ao atuar na internet?

Hoje, não existe mais falar que vamos acessar a internet, pois a gente vive a internet a todo o momento. Somos muito imediatistas e, na maioria das vezes, com uma pesquisa rápida no celular, já encontramos o que queremos. Daí a necessidade de ter presença digital de forma personalizada e com um diferencial. É importante falar que a internet veio para fomentar mais os negócios, criar um canal mais próximo dos usuários, pensando sempre em como melhorar a experiência de quem a usa. Então, para estar no mundo digital é importante ser sincero e direto, entregar logo as respostas aos clientes e entender mais sobre o processo de compra, que começa na pesquisa do produto ou serviço. Nessa hora, tudo pode influenciar. Por isso, é necessário trabalhar para estimular sempre os clientes, que cada dia mais possuem mais informações e muita expectativa.

Como a internet pode ajudar no momento de crise?

Mesmo na crise, as pessoas continuam consumindo, só que pesquisam muito mais para encontrar melhores preços, condições e promoções. Por isso, é necessário ser criativo, buscar um diferencial de tratamento, se preocupar com o atendimento, com a entrega personalizada e, também, com o retorno das solicitações. Nunca esquecer que na internet as pessoas querem retornos imediatos.

Quais as principais dicas você pode deixar para o empreendedor que vai iniciar na internet?

Ter um site funcional e com usabilidade para o celular; ter conteúdos para apresentar neste canal de atendimento ao cliente; dar retorno sempre e de forma imediata; e estar presente nas pesquisas. Aí vem a atuação com as buscas orgânicas e com o Adwords, que é uma ferramenta democrática e que dá retorno. Outra dica é buscar sempre atualização e, principalmente, controlar os resultados com qualquer ação na internet, para ver os pontos positivos e as novas oportunidades e, assim, mensurar os retornos.

Foco em soluções digitais para pequenas empresas

André Furlanetto: Ative surgiu para impulsionar vendas por meio de soluções digitais
André Furlanetto: Ative surgiu para impulsionar vendas por meio de soluções digitais
Foto: Guilherme Ferrari

Para impulsionar vendas, principalmente a partir de soluções digitais para pequenas e médias empresas, foi que a Ative, nova empresa da Rede Gazeta, chegou ao mercado.

O diretor digital multimídia, André Furlanetto, explica que a Ative está preparada para atender a todos os empreendedores, com ferramentas eficientes e de fácil acesso, e que integrem as necessidades e interesses dos clientes que estão on-line.

Ele explica que a empresa atua em três etapas para obter retorno positivo na plataforma digital.

“Tudo começa com ações bem-sucedidas de comunicação e publicidade. Depois criamos um site para o empresário, onde ele pode acolher os interesses dos possíveis clientes. E, por último, ter uma ferramenta para organizar as informações recebidas de forma estratégica, em que o empreendedor consiga atuar de forma direta e, assim, possa gerar também mais fluxo de recursos”, afirma Furlanetto.

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