> >
Meirelles diz que sociedade ainda não incorporou melhora da economia

Meirelles diz que sociedade ainda não incorporou melhora da economia

Ministro da Fazenda afirma que lidera equipe em partida importante para a economia brasileira

Publicado em 23 de fevereiro de 2018 às 13:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ministro da Fazenda Henrique Meirelles. (José Cruz/Agência Brasil)

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira que a sociedade ainda não incorporou a melhora da economia brasileira. Ele explicou que, diante da maior recessão da História do país, leva um tempo até que a população possa sentir os efeitos da recuperação. Ao participar de entrevista na rádio Jovem Pan nesta sexta-feira, ele citou Nelson Rodrigues e afirmou que “nada é mais brutal que o fato”, afirmando que “o fato é que a inflação de 2017 foi a mais baixa desde 1988”. A inflação brasileira fechou 2017 em 2,95%, o menor nível em duas décadas.

— O fato é que a percepção ainda não dá (...), a percepção da sociedade ainda não incorporou totalmente o que já aconteceu. Aqui gosto de lembrar o Nelson Rodrigues: ‘Nada mais brutal que o fato’. E o fato é que a inflação de 17 foi a mais baixa desde 1988, a inflação para as classes de renda mais baixa foi a menor da história. O fato é que o Brasil já cresceu 1% no ano passado, e as previsões do Boletim Focus para esse ano se aproximam de 3%. Então existe uma realidade que é que o Brasil está crescendo. E existe outra realidade que a sociedade ainda não incorporou esse fato, o que é absolutamente normal.

Meirelles admitiu que ainda tem muita gente desempregada — o Brasil fechou 2017 com 13,23 milhões de desempregados, em média . Assim, disse ele, apesar do aumento do emprego, o impacto na população leva mais tempo:

— A inflação estava muito alta e, no devido tempo começa a ser percebido, é absolutamente normal acontece em qualquer país do mundo. O que não é normal é termos tido a maior recessão da história do Brasil. E ainda tem muita gente desempregada, Está se criando muito emprego, mas ainda tem desemprego. O Brasil teve uma economia que contraiu 8%. Está crescendo sim,. mas leva um tempo até que a população possa sentir isso. Os efeitos da recuperação começam a ser mais espalhados.

Para além da previsão de crescimento de 3% da economia brasileira em 2018, Meirelles também afirmou que devem ser criadas 2,5 milhões de vagas de trabalho este ano. Ao ser perguntado sobre o que fazer para se ter o Brasil “que merecemos”, ele destacou a importância de manter o caminho das reformas e a geração de empregos:

— A melhor política social e o que dá dignidade é um bom emprego, que permita exercer sua potencialidade e criar sua família. E portanto precisa de inflação controlada para manter seu padrão de vida.

Questionado sobre o que faltava para entrar “em campo” na disputa presidencial, o ministro Henrique Meirelles afirmou que no momento está focado na recuperação econômica e que lidera a equipe econômica “numa disputa muito importante para a economia brasileira”:

Este vídeo pode te interessar

— A imagem é muito interessante, mas na realidade a situação é muito diferente. No momento, estou concentrado em outro jogo. Estou campo, liderando a equipe econômica e disputando uma partida muito importante para a economia brasileira.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais