> >
Operação de nova sonda no ES vai trazer mais investimentos

Operação de nova sonda no ES vai trazer mais investimentos

Unidade vai funcionar a partir de abril no Parque das Conchas, no litoral Sul capixaba

Publicado em 23 de fevereiro de 2018 às 01:11

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Sonda semissubmersível Catarina irá operar no litoral Sul do ES a partir de abril. (Petroserv Marine Inc./Divulgação)

A petroleira anglo-holandesa Shell irá fazer mais investimentos no Espírito Santo. Uma nova sonda de perfuração vai passar a atuar a partir de abril no Parque das Conchas, no litoral Sul capixaba, área onde a companhia explora e produz petróleo e gás.

A informação é do governador Paulo Hartung, que esteve ontem no Rio de Janeiro e conversou com representantes da petrolífera. “A Shell contratou essa sonda de uma empresa brasileira para fazer esse serviço com objetivo de manter e ampliar a produção em seus campos de petróleo no Estado.”

A empresa da qual Hartung se refere é a Petroserv, que está no mercado desde 1972. E o equipamento que vai ser instalado é a sonda semisubmerssível Catarina, unidade com 117,90 metros de comprimento, 96,7 metros de largura e com capacidade para perfurar em águas ultraprofundas, de até 3 mil metros.

Será a primeira vez que a multinacional aluga uma sonda de perfuração com uma empresa brasileira.

Operação

O Parque das Conchas, na Bacia de Campos, é operado pela Shell com 50% de participação e tem como sócias a indiana ONGC (27%) e a catariana QP (23%). A área produz a partir do FPSO Espírito Santo nos campos de Argonauta, Ostra e Abalone. Juntos, eles produziram em dezembro de 2017, conforme dados mais atualizados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), quase 50 mil barris de óleo equivalente (boe=petróleo +gás) por dia.

De acordo com o governador, além dos novos investimentos – os valores não foram detalhados –, ele conversou com diretores da Shell sobre a empresa passar a ter base no Espírito Santo.

“Levei um pleito para que ela traga a base operacional para cá. A empresa está crescendo muito a operação no Brasil. E mostrei que vamos ter o licenciamento do Porto Central, em Presidente Kennedy, e aí acertamos para que ela e empreendedores do porto façam reuniões nos próximos dias.”

Unificação

Ainda na área petrolífera, Paulo Hartung destacou que teve uma reunião na ANP com o diretor-geral da agência, Décio Oddone, onde tratou dos investimentos da Petrobras para o Estado, como a nova plataforma que será instalada no litoral Sul capixaba, e também sobre o processo que discute a unificação do Parque das Baleias.

Este vídeo pode te interessar

A unificação dessa região – que engloba oito campos petrolíferos – pode render aos cofres capixabas cerca de R$ 1,2 bilhão extra por ano, em função do aumento de recursos com Participações Especiais (PE), uma espécie de compensação paga pelas petroleiras quando os campos apresentam um grande volume de produção.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais