> >
EUA suspendem sobretaxa de aço do Brasil para negociar, diz Temer

EUA suspendem sobretaxa de aço do Brasil para negociar, diz Temer

Proposta do governo americano é taxar em 25% os produtos siderúrgicos

Publicado em 21 de março de 2018 às 18:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O presidente Michel Temer disse nesta quarta-feira (21), em discurso de abertura da 47ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que recebeu a informação do governo norte-americano de que a sobretaxa de 25% sobre produtos siderúrgicos (aço e alumínio) não será aplicada enquanto as conversações não forem concluídas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: negociação. (Gage Skidmore | Flickr)

"Soube agora (nesta tarde) de uma declaração da Casa Branca de que o Brasil é um dos países que começarão as negociações, que visam a eventuais exceções das tarifas de importação do aço e alumínio”, disse Temer.

Segundo o presidente, a mensagem do governo de Donald Trump é que as taxas não serão aplicadas enquanto as conversações não forem concluídas. “Portanto, uma boa notícia”, declarou o presidente.

O presidente Michel Temer: "Boa notícia". (Antonio Cruz/Agência Brasil)

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, também destacou a decisão no início de sua fala e afirmou que ficava feliz com a notícia. Segundo Meirelles, na terça-feira (20) ele teve um “diálogo sério, profundo, direto e cordial” com os secretários norte-americanos e expôs as razões que justificariam liberar o Brasil da taxação.

“Uma sobretaxa no aço brasileiro vai em certas circunstâncias prejudicar o preço do aço americano, a indústria americana e o consumidor americano”, disse Meirelles, explicando que a indústria dos EUA utiliza aço produzido no Brasil.

Este vídeo pode te interessar

Meirelles também explicou que apontou com dados aos americanos que “não faz sentido” a taxação no caso brasileiro. “Não há nenhum indício de prática anticompetitiva (por parte do Brasil)”, afirmou.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais