> >
Número de trabalhadores com carteira é o menor da série histórica

Número de trabalhadores com carteira é o menor da série histórica

Em fevereiro, houve recuo de 1,8%, para 33,1 milhões de pessoas, menor grupo desde 2012

Publicado em 29 de março de 2018 às 12:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Queda representa uma redução de 611 mil pessoas no grupo dos empregados formais. (Jansen Lube/Prefeitura da Serra )

O número de trabalhadores com carteira assinada encolheu 1,8% em fevereiro, em comparação com o mesmo período no ano passado, para 33,1 milhões de pessoas — o menor contingente da série histórica da Pnad Contínua Mensal, iniciada em 2012. A queda representa uma redução de 611 mil pessoas no grupo dos empregados formais.

Enquanto isso, a informalidade avançou, confirmando uma característica da retomada do mercado de trabalho de meados de 2017 para cá. Na comparação anual, o número de empregados sem carteira cresceu 5%, para 10,8 milhões de pessoas. Já o contingente de trabalhadores por conta própria cresceu 4,4%, para 23,1 milhões de pessoas.

Em fevereiro, a taxa de desemprego ficou em 12,6%. A taxa veio em linha com o esperado por analistas do mercado financeiro. O indicador recuou em relação ao registrado em fevereiro do ano passado (13,2%), mas subiu em relação a novembro (12%), último dado comparável.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais